Notícias
PREVENÇÃO
Vacinadores participam de capacitação sobre campanha da gripe
20/04/2018 | 07h45
Vacinadores participam de capacitação sobre campanha da gripe

A Secretaria de Saúde de Limeira promoveu nesta quinta-feira (19), na sede da Divisão de Vigilância Epidemiológica, uma capacitação sobre a Campanha de Vacinação da Gripe, que começa na próxima segunda-feira (23). O evento recebeu a participação dos vacinadores que atuam nos centros de saúde da prefeitura e teve como objetivo orientá-los sobre os procedimentos da campanha.

 

 

Na ocasião, a coordenadora da Divisão, Amélia Maria P. da Silva, detalhou o público prioritário da campanha: crianças de 6 meses a menores de 5 anos; idosos de 60 anos ou mais; gestantes em qualquer fase da gestação; puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias), trabalhadores da saúde; pessoas com doenças crônicas; indígenas; pessoas privadas de liberdade; jovens de 12 até 21 anos que cumprem medidas socioeducativas.

 

Produzida pelo Instituto Butantan, a vacina protege contra a Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B. Segundo a coordenadora, a vacina é capaz de reduzir em até 70% as complicações hospitalares e em 50% os óbitos decorrentes da gripe. Ela também ressaltou que a vacina é segura e que a possibilidade de efeitos colaterais é pequena. “A vacina contra Influenza não causa gripe e também não provoca efeitos colaterais graves.”

 

A importância de vacinação das gestantes, independentemente do período gestacional, foi outro aspecto abordado no encontro. “A vacina trabalha com o vírus inativado, portanto não há riscos para a mãe e o bebê. Além disso, ela diminui em 63% a ocorrência de doenças respiratórias nos bebês que recebem leite materno até os seis meses de vida.

 

Amélia alertou que o procedimento é contraindicado para bebês menores de 6 meses, para pessoas que já apresentaram reações anafiláticas em aplicações anteriores ou decorrentes da ingestão de ovo. Por outro lado, destacou que a vacina é recomendada para pacientes imunodeprimidos ou com doenças crônicas, como câncer, lúpus, aids, entre outras, e que o adiamento só deve ocorrer no caso de doenças febris agudas. “A vacina também pode ser aplicada simultaneamente a outras vacinas que integram o calendário ou à ingestão de qualquer medicamento”, disse.

 

A vacina estará disponível em todos os centros de saúde com salas de vacinação, além da sede da Divisão de Vigilância Epidemiológica, que fica na Av. Ana Carolina de Barros Levi, 650. O horário de atendimento será das 7h30 às 11h e das 12h30 às 16h. A campanha vai até 1º de junho. É necessário apresentar o Cartão de Vacinação. No caso de trabalhadores da saúde será preciso apresentar comprovante (crachá ou holerite). Para os pacientes com doenças crônicas, carta médica com indicação da CID (Classificação Internacional de Doenças) ou a receita médica dos medicamentos que faz uso. Informações pelo telefone 3442-5984.

Notícias recomendadas para você