FISCALIZAÇÃO
GCM flagra matadouro clandestino; 200 quilos de carne são apreendidos
10/04/2018 | 16h10
GCM flagra matadouro clandestino; 200 quilos de carne são apreendidos

O Pelotão Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) de Limeira flagrou nesta terça-feira (10), o abate clandestino de carne, em um sítio na região dos Pires. A ação contou com a colaboração da Polícia Civil, do Instituto de Criminalística, da Divisão de Fiscalização de Posturas (Secretaria de Obras e Serviços Públicos) e da Divisão de Vigilância Sanitária (Secretaria de Saúde). No local, foram apreendidos 200 quilos de carne, de origem suína, bovina e caprina.

Segundo o chefe da Divisão de Fiscalização de Posturas, Antonio Carlos Donatti Junior, o abate era feito em instalações impróprias (em uma garagem aberta) e sem autorização das autoridades competentes. Ele acrescentou que a carne era acondicionada em um freezer sem higienização.

O proprietário do sítio foi preso em flagrante e conduzido ao Plantão Policial da Delegacia Seccional de Limeira, onde houve o registro de Boletim de Ocorrência por crime contra as relações de consumo, Lei 8.137/1990.

No âmbito municipal, haverá emissão de um Auto de Infração devido à comercialização de carne sem inspeção federal ou estadual e Auto de Imposição de Penalidade de Inutilização. Toda a carne apreendida pela Divisão de Vigilância Sanitária foi descartada pela GCM no Aterro Sanitário.