Notícias
DIA MUNDIAL DA ÁGUA
População pode contribuir na preservação de recursos hídricos, diz secretário
20/03/2018 | 08h32
População pode contribuir na preservação de recursos hídricos, diz secretário

 

O Dia Mundial da Água é comemorado nesta quinta-feira (22). Aproveitando a data, o secretário de Meio Ambiente e Agricultura de Limeira, Paulo Trigo, reforça a necessidade de apoio da população para a preservação dessa riqueza no município. Limeira é amplamente banhada por ribeirões e praticamente autossuficiente no abastecimento de água com rios que nascem das bacias do município. Ações simples que vão desde resolver prontamente qualquer vazamento a desligar a torneira enquanto se escova os dentes, são essenciais.

 

Trigo, acompanhado do diretor de educação ambiental da pasta, Augusto Schiavetto, participa nesta semana do 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília. O evento é o maior sobre recursos hídricos no mundo e chega pela primeira vez no hemisfério sul. O tema desta edição é “Compartilhando a água”. “É muito importante que nós, enquanto responsáveis pela gestão de recursos hídricos tão extensos, estejamos no principal evento do mundo sobre água”, destacou.

 

 

BACIAS DE RETENÇÃO

 

Uma das ações de destaque no município relacionada a recursos hídricos é a preservação de mananciais por meio da instalação de bacias de retenção de águas pluviais, conhecidas como cacimbas, às margens de estradas rurais. A área rural de Limeira conta com 1.100 cacimbas. Trigo ressalta que elas contribuem com o aumento de infiltração de água no solo armazenando volumes excedentes de água que irão alimentar o lençol freático e, consequentemente, nascentes e rios. Além disso, combate erosões e o assoreamento dos cursos d’água, já que as bacias minimizam o carreamento de partículas de terra para os leitos de rios e ribeirões.

 

“Os proprietários rurais constataram os benefícios das bacias de retenção e passaram a solicitar que a prefeitura as construa nas proximidades de suas propriedades”, frisou. O secretário lembra que a política de implantação das bacias de retenção em Limeira é reconhecida pelo Consórcio PCJ. A entidade é referência na gestão de recursos hídricos e recomenda desde 2014 a construção de bacias de retenção como alternativa barata e eficaz para ampliar a disponibilidade hídrica nas Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

 

 

ZOOLÓGICO
 

Devido ao Dia Mundial da Água, cerca de 60 alunos da Emeief Prof. Aldo José Kühl irão aprender sobre a importância da água com atividades no Zoológico de Limeira na próxima quinta-feira (28). Serão 30 alunos no período da manhã e 30 à tarde. Será realizada uma trilha monitorada, seguida de palestra. 

A bióloga encarregada do Zoo, Cassiana Carradas, frisou que as crianças poderão entender como é feita a gestão da água no município. “Vamos mostrar de onde vem a água que chega nas torneiras de casa e da escola. O intuito é que com isso elas se conscientizem da necessidade de preservação”, falou. Haverá também a confecção de um marca páginas educativo sobre o tema.

Notícias recomendadas para você