Notícias
MEIO AMBIENTE
Palestra orienta ecocoletores a atuarem como agentes ambientais
05/03/2018 | 11h54
Palestra orienta ecocoletores a atuarem como agentes ambientais

Dona Rosinete Pereira tem 51 anos e trabalha há cinco como ecocoletora de materiais recicláveis. De manhã, ela caminha pela cidade recolhendo, de casa em casa, resíduos que sem a sua intervenção iriam para o Aterro Sanitário. Nesse percurso, ela conversa com os moradores sobre a necessidade de separar o lixo. “Isso é muito importante, a gente até agradece as pessoas que já deixam tudo separado”, falou. No período da tarde, vem a segunda parte do trabalho: fazer a triagem do material que será vendido para a efetiva reciclagem.

 

Dona Rosinete foi uma dos 13 ecocoletores que participaram na manhã de hoje (5) da palestra “O ecocoletor como agente ambiental”, ministrada pela equipe do Departamento de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura. A atividade ocorreu no Centro Comunitário Morro Branco. O diretor Augusto Schiavetto passou orientações sobre a melhor forma de abordar a população, além de ressaltar que quanto mais pessoas conscientizadas, maior a renda dos ecocoletores. O casal Francisca dos Santos, 62, e Raimundo Donato, 42, são ecocoletores há 3 anos e também marcaram presença no encontro. Eles contam que já se consideram educadores e conversam com as pessoas. “A palestra foi muito boa, orientou melhor a gente”, falou dona Francisca.

 

Para Schiavetto, o evento foi positivo: “Tivemos a oportunidade de desenvolver um diálogo, ouvir as dificuldades que eles encontram no dia a dia e as sugestões para construirmos soluções”, disse. O diretor frisa que sem a atuação dos ecocoletores não há reciclagem. Ele aponta que de acordo com dados do Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre), 90% do material que é reciclado no Brasil vem deles. Ainda assim, somente 13% dos resíduos domésticos vão para a reciclagem.

 

Ao longo da semana, o intuito é atingir cem ecocoletores. Amanhã (6), a capacitação será no Cras Casa das Famílias, no Jd. Aeroporto, às 13h30. O Centro Comunitário Vista Alegre recebe a reunião no dia 7 (quarta), às 8h30. No dia 8 (quinta), ocorre o encerramento com capacitação no Centro Comunitário da Cecap, às 13h.

Notícias recomendadas para você