Encontro de educadores discute ações contra dengue
23/02/2018 | 17h13
Encontro de educadores discute ações contra dengue

O prefeito Mario Botion participou nesta sexta-feira (23) do Encontro Anual de Educadores, que abordou o tema “Prevenção e Controle do Aedes Aegypti nas Escolas”. Realizado no teatro Nair Bello, o evento propiciou a troca de experiências no combate ao mosquito (transmissor da dengue, zika e chikungunya) e o fomento às boas práticas de mobilização nas redes de educação municipal e estadual.

Acompanhado do secretário de Educação, André Luis de Francesco, Botion ressaltou a importância do trabalho pedagógico desenvolvido pelas escolas, que incentiva os alunos a atuarem como multiplicadores das estratégias preventivas. “Estamos contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes. Todos nós devemos participar do combate ao mosquito, unindo forças para uma cidade cada vez melhor”, frisou.

A chefe de Divisão de Zoonoses, Pedrina Aparecida Rodrigues Costa, fez uma explanação sobre as ações desencadeadas pelo município. Ela também falou sobre a preocupação com o último Índice de Infestação Predial, que apontou uma situação de alerta frente ao número de criadouros no município. “É fundamental que todos façam a vistoria dos imóveis pelo menos uma vez por semana, a fim de eliminar os criadouros.”

Alunos das escolas municipais Rubens Pinheiro Alves e Pastor Ismael Pereira Lago encantaram os presentes com apresentações teatrais criadas a partir de questões relacionadas à dengue. A inclusão da dengue na grade curricular, bem como a escolha do tema para o encontro deste ano, foram avaliadas positivamente pelo diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari. “Foi uma oportunidade excelente para difundir as ações educacionais bem-sucedidas na prevenção à dengue. Gostaria de ressaltar o comprometimento das escolas que abraçaram essa causa”, comentou.

A bióloga da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) de São Paulo, Vera Lúcia Matias Oliveira, comentou as ferramentas disponíveis para controle do vetor. Na ocasião ela também elogiou a qualidade das ações adotadas pela prefeitura, incluindo as campanhas de comunicação.

O encerramento do encontro foi marcado por um debate sobre as propostas a serem desenvolvidas nas escolas municipais e estaduais e centros comunitários ao longo do ano. Também participaram do encontro, diretores e coordenadores de escolas, síndicos de prédios públicos e representantes do Ceprosom e da Diretoria Regional de Ensino.