EJA
Programa Seja + vai ampliar atendimento à Educação de Jovens e Adultos
01/02/2018 | 12h08
Programa Seja + vai ampliar atendimento à Educação de Jovens e Adultos

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Educação, vai realizar a partir deste mês o programa Seja + com objetivo de erradicar o analfabetismo entre jovens e adultos do município. Dados do IBGE apontam que Limeira tem mais de 8.400 pessoas analfabetas acima de 15 anos de idade, que não concluíram o ensino fundamental ou nem mesmo ingressaram. O programa visa ampliar o atendimento aos bairros onde a demanda é maior, facilitando o acesso e a permanência dos futuros alunos. De acordo com o secretário da pasta, André Luis de Francesco, inicialmente serão sete pontos de atendimento (veja abaixo) com a abertura de nove salas de aula, entre escolas municipais, centros comunitários, além da atividade na própria sede da Secretaria de Educação. “Serão estabelecidas parcerias com outras secretarias e autarquias para atendimento simultâneo e para auxiliar na identificação desse público específico. Conforme a demanda for expandindo, através da busca ativa, novas salas e pontos de atendimento serão abertos”, explicou Francesco.

O projeto terá a coordenação descentralizada em cada uma das unidades de atendimento e com o apoio do departamento pedagógico da Secretaria de Educação, além de treinamento específico visando a sustentação de novas ações e uma avaliação permanente dos alunos atendidos pelo programa. A finalidade é auxiliá-los no desenvolvimento pedagógico e na inclusão na sociedade.

O secretário destaca, ainda, que a rede municipal de ensino conta com professores especializados que já desenvolvem um trabalho voltado para esse público. “Com o programa vamos ampliar a atuação”, disse.

As inscrições para participar do programa Seja + poderão ser feitas na Secretaria de Educação e nas unidades participantes, a partir do dia 5 (segunda-feira), das 7h às 18h. Para fazer a inscrição é preciso levar a certidão de nascimento e um comprovante de endereço. Para quem já frequentou algum curso é indicado levar o certificado. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Educação, pelo telefone: 3404-2438.

A partir destas ações, será feita também a correção da atual estrutura cuja nomenclatura está desatualizada, passando de Escola Municipal de Ensino Supletivo para Educação de Jovens e Adultos (EJA).

PONTOS DE ATENDIMENTO

- EMEIEF "Maria Ap. de Luca Moore" - Jardim Aeroporto (1 sala)
- EMEIEF "Dep. Laércio Corte" - Jd. Vista Alegre (1 sala)
- CEIEF "Mário Covas" - Jd. Belinha Ometo (1 sala)