AÇÃO DE GOVERNO
Prefeitura dá início a licitação para plano de mobilidade
28/12/2017 | 12h37
Prefeitura dá início a licitação para plano de mobilidade

Está publicado hoje no Jornal Oficial do Município (limeira.sp.gov.br), extrato de edital de abertura para licitação de um Plano de Mobilidade Urbana para Limeira. A medida contempla legislação federal preconizada por meio do Estatuto da Cidade e também item fundamental do plano de governo do prefeito Mario Botion voltado para o setor. “É o passo determinante que estamos dando para modernizar o transporte coletivo de Limeira conforme tratamos amplamente em nossas propostas e que faz parte do nosso plano de governo”, explica Botion. “É um trabalho essencial que irá melhorar a área de mobilidade do município”, complementa Rodrigo Oliveira, secretário municipal de Mobilidade Urbana.

Segundo o extrato do edital, a licitação será aberta por meio da modalidade de concorrência pública. A partir do próximo dia 8, interessados em participar do processo poderão fazer a retirada do edital e seus anexos, por meio do site da Prefeitura de Limeira (www.limeira.sp.gov.br) ou ainda mediante a gravação em mídia (nesse caso, será cobrada uma taxa de R$ 0,24 por folha).

No dia 26 de fevereiro, está prevista a sessão pública de abertura das propostas. Também hoje, foi publicada no Jornal Oficial do Município, a criação da Comissão Técnica de Julgamento das Propostas.

OBJETIVOS

O Plano de Mobilidade Urbana vai abordar aspectos como transporte, sistema viário, trânsito, educação de trânsito e integração regional, todas elas acompanhadas de diretrizes. No setor de transporte, por exemplo, deverão ser contemplados aspectos como a tecnologia e os corredores de transporte coletivo; o sistema cicloviário e o reordenamento de tráfego de cargas perigosas, além de definição de estratégias para a educação no trânsito.

Seis etapas são estabelecidas para o futuro plano: comunicação e participação social, mobilização e levantamento de informações, diagnóstico e prognóstico, elaboração de propostas, elaboração de minuta de lei e especificação e instalação de software especializado e treinamento.