Vítimas fatais no trânsito caem 37% em Limeira
22/12/2017 | 16h40
 Vítimas fatais no trânsito caem 37% em Limeira

Limeira apresentou uma redução de mortes no trânsito da ordem de 37% neste ano. Foram 38 óbitos de janeiro a novembro deste ano, contra 61 no mesmo período de 2016. Na comparação mensal, também houve queda, com uma vítima fatal em novembro e quatro em outubro. Os dados foram divulgados nesta semana pelo Infosiga, sistema de monitoramento de acidentes do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, mantido pelo governo estadual.

Em um comunicado oficial, a instituição parabenizou o empenho da Prefeitura de Limeira na redução do número de acidentes fatais. O prefeito Mario Botion destacou os esforços da atual administração na melhoria da segurança no trânsito, bem como das ações educativas desenvolvidas ao longo do ano. Como exemplo, ele citou a campanha “Limeira, Trânsito do bem”, que desde o início do mês vem conscientizando motociclistas sobre a importância do uso de capacete.

O secretário de Mobilidade Urbana, Rodrigo Oliveira, ressaltou que medidas estruturais para o desenvolvimento do trânsito no município serão intensificadas no próximo ano. Ele observou, ainda, que ações para humanização do trânsito, visando a redução de acidentes, também terão prosseguimento.

De acordo com o levantamento do Infosiga, sábado foi o dia da semana de maior incidência de óbitos na cidade, com dez registros neste ano. Na sequência, estão domingo e quinta-feira, com sete mortes cada um, terça-feira, com cinco óbitos, e sexta-feira, com quatro vítimas fatais. Já os dias com menor número de ocorrência são quarta-feira, que apresentou três registros, e segunda-feira, com dois casos.

O meio de locomoção que apresenta maior risco é a motocicleta, com 13 óbitos. Automóveis foram responsáveis por oito mortes, seguido por bicicleta (3); caminhão (3); e ônibus (1). Os pedestres também não ficaram isentos de acidentes, foram oito atropelamentos fatais no período.

No que diz respeito à faixa etária, pessoas de 40 a 49 anos são mais suscetíveis aos acidentes fatais, com 12 mortes. Os jovens de 18 a 24 anos ocupam o segundo lugar no ranking, com 4 mortes. Crianças e jovens de 0 a 17 anos, e adultos de 30 a 34, de 35 a 39 anos e de 50 a 54 anos ficaram na terceira posição, com três vítimas fatais em cada faixa etária. Do total de vítimas, os homens respondem por 76,32%.

São Paulo

A tendência de queda também foi observada no restante do estado de São Paulo, embora em escala bem menor. Foram 402 óbitos em novembro, uma redução de 6% na comparação com o mesmo período de 2016. No acumulado do ano, a queda foi de 2%. A meta do Movimento Paulista é reduzir pela metade o número de vítimas fatais no trânsito do estado de São Paulo até 2020.