PROFISSÃO
Alunos recebem certificado por cursos de qualificação
28/11/2017 | 13h48
Alunos recebem certificado por cursos de qualificação

A Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo, por meio da Prefeitura de Limeira, ofereceu 90 vagas de cursos de qualificação para o município e a formatura dos alunos aconteceu na noite desta segunda-feira, no auditório do Senai. Estiverem presentes no evento o prefeito Mario Botion, o secretário estadual José Luiz Ribeiro, a presidente do Fundo Social de Solidariedade Roberta Botion, secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação Tito Almirall e a  presidente do Ceprosom (Centro de Promoção Social Municipal) Aucélia Damaceno, além de outras autoridades.

O prefeito elogiou os alunos pela conclusão do curso, que teve um total de 160 horas, e o empenho dos professores. “Das 90 vagas ofertadas, apenas cinco alunos não concluíram os cursos. Os números são significativos e ficamos satisfeitos. Precisamos sempre estar disponíveis a aprender, já que a economia dá sinais que está caminhando independente da política. Limeira está em uma região privilegiada e a cidade está sendo destaque na geração de vagas de emprego e vocês precisam estar preparados para quando a oportunidade aparecer”, afirmou Botion.
O secretário estadual comentou que, além de Limeira, foram ofertados cursos de capacitação nas cidades de Rio Claro, Piracicaba e Iracemápolis. “Temos que pensar regionalmente, tanto na questão da qualificação, quanto da economia. As oportunidades serão para aqueles que têm mais conhecimento, que estão mais capacitados”, comentou Ribeiro.

A realização dos cursos foi do Ceprosom e da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, por meio do Programa Estadual de Qualificação Profissional, da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo. Os cursos oferecidos foram de assistente administrativo, atendimento e recepção, e departamento pessoal.

Para preenchimento das vagas, a prioridade foi atender pessoas residentes em Limeira, desempregada, e com maior tempo de desemprego. “Temos uma nova chance de inserção no mercado de trabalho. As experiências compartilhadas na sala de aula se tornarão alavancas para chegarmos aos nossos objetivos”, disse a aluna Tamires Carrijo durante a cerimônia. Além dos certificados, os alunos que concluíram os cursos estão recebendo uma bolsa-auxílio no valor de R$ 660,00.

CURSOS

A presidente do Ceprosom aproveitou a cerimônia para ressaltar a importância da parceria com o governo estadual. “Em 2017, o Ceprosom ofereceu 3 mil vagas de cursos profissionalizantes, número já maior que o ano passado. O nosso objetivo é aumentar a oferta no próximo ano porque temos essa demanda em Limeira, e para isso, dependemos de parcerias, como a do governo estadual”, comentou.