Campanha Fique Sabendo começa sábado
22/11/2017 | 17h29
Campanha Fique Sabendo começa sábado

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Saúde, promove a partir do próximo sábado (25), a campanha Fique Sabendo, visando facilitar o acesso da população aos testes de HIV e de Sífilis. Para tanto, o Semil (Serviço Especializado em Moléstias Infectocontagiosas de Limeira), que fica na Rua Sergipe, 906, na Vila São Cristóvão, ficará aberto das 9h às 14h. Para realizar os exames, é necessário apresentar documento com foto e cartão do SUS. Os procedimentos são gratuitos e sigilosos.

De 27 de novembro a 1º de dezembro, das 7h30 às 16h30, os exames também estarão disponíveis em todas as unidades de saúde da rede municipal, mediante agendamento prévio. Além da testagem, a população receberá informações sobre a importância do diagnóstico precoce dessas doenças.

A campanha é voltada à população em geral, principalmente às pessoas sexualmente ativas e que nunca realizaram testes de HIV e Sífilis. Informações sobre a iniciativa podem ser obtidas pelos telefones 3442-4796 (Semil) ou 3404-9683 (Secretaria de Saúde).

Segundo a Divisão de Vigilância Epidemiológica, foram notificados 34 casos de Aids em Limeira neste ano, contra 64 ocorrências de janeiro a dezembro do ano passado – uma redução de 46,8% (até o momento). Do total de casos registrados em 2017, os homens responderam por 24 casos enquanto as mulheres, por 10. Já a incidência de sífilis vem aumentando na população adulta, com 256 ocorrências neste ano, frente a 209 registros em todo o ano passado. Também foram notificados neste ano 58 casos de sífilis, mediante 60 ocorrências no ano passado. No que diz respeito à sífilis congênita (transmitida ao bebê durante a gravidez), houve 31 casos neste ano e 36 ocorrências em 2016.

CONSCIENTIZAÇÃO
No dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à Aids, uma equipe do Semil estará na Praça Toledo Barros, no Centro, das 9h às 12h, para esclarecer dúvidas e distribuir preservativos e material informativo à população. Também haverá testagem rápida para HIV e Sífilis. Todos os casos positivos serão encaminhados para acompanhamento médico.