Ciclo de palestras divulga projeto de arborização urbana em Limeira
22/11/2017 | 14h05
Ciclo de palestras divulga projeto de arborização urbana em Limeira

O secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Paulo Trigo, participou ontem (21), do ciclo de palestras “Conhecer para Preservar”. O evento gratuito foi realizado no anfiteatro da Faculdade de Tecnologia da Unicamp (FT/Unicamp) com a presença de aproximadamente 90 pessoas. Na oportunidade, o secretário falou sobre a importância da arborização urbana, sobre os projetos realizados no município, além dos principais desafios na minimização dos conflitos entre pessoas, estrutura urbana e árvores. "Um dos trabalhos desenvolvidos em Limeira é o modelo de gestão participativa na arborização urbana. A iniciativa permite que o munícipe escolha, dentro de uma lista de espécies nativas, qual árvore prefere que seja plantada em frente ao seu imóvel ", disse o secretário.

O evento contou ainda com a presença da relações públicas do Jardim Botânico Plantarum, de Nova Odessa, Vanessa Brochini que apresentou as práticas sustentáveis executadas no Jardim Botânico. O fundador do Instituto Plantarum e do Jardim Botânico Plantarum, Harri Lorenzi, falou um pouco sobre a sua trajetória em expedições e desafios na busca pela identificação de espécies por toda a América Latina. Ele é um dos maiores conhecedores da flora brasileira e autor de vários livros sobre o tema.“É uma satisfação participar deste ciclo de palestras ao lado de profissionais renomados. A iniciativa também fortalece a parceria entre a universidade, o poder público e o terceiro setor”, destacou Paulo Trigo.

No final do evento, alguns livros de Harri Lorenzi adquiridos pelo secretário, foram sorteados aos participantes.