Notícias
NOVEMBRO AZUL
Campanha terá exames para diagnóstico de câncer de próstata
30/10/2017 | 17h08
Campanha terá exames para diagnóstico de câncer de próstata

A Prefeitura de Limeira e a Santa Casa lançaram nesta segunda-feira (30), no auditório do Centro de Oncologia de Limeira (COL), o Novembro Azul 2017 - campanha dedicada à conscientização e diagnóstico do câncer de próstata. Participaram da cerimônia, o prefeito Mario Botion, que esteve acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Roberta Botion, do vice-prefeito, Júlio Pereira dos Santos, o dr. Júlio, e do provedor do hospital, José Roberto Piccinin.

 

Botion ressaltou a importância da parceria entre a prefeitura e a Santa Casa na realização da campanha. “Precisamos quebrar o preconceito e tenho certeza de que a população vai se motivar para fazer os exames”, frisou.

 

O público-alvo da campanha são homens com idade igual ou superior a 50 anos. Ao longo do mês, unidades de saúde farão gratuitamente a coleta do exame de sangue para detectar tumores de próstata, o PSA (Antígeno Prostático Específico), de segunda a sexta-feira, às 7h. As unidades rurais funcionarão um dia por semana, de acordo com a programação de coleta própria. O exame também poderá ser feito no Centro Municipal de Patologia Clínica, conhecido como “Laboratório Municipal” (Rua João Machado Gomes Júnior, 54), de segunda a sexta-feira, no mesmo horário.

 

Para facilitar o acesso da população à campanha, de acordo com as diretrizes de saúde da atual gestão, três centros de saúde abrirão em três sábados, das 7h às 12h, são eles: CSF Nossa Senhora das Dores 2 (aberto em 11/11); CSF Parque Hipólito 1 (aberto em 18/11); e CSF Aeroporto (aberto em 25/11).

Piccinin, por sua vez, destacou a necessidade de apoio de todos os segmentos da população e do poder público em torno dessa causa. “Aqui na Santa Casa, sempre falamos que é mais fácil trabalhar a prevenção”, disse. Na campanha do ano passado, foram realizados 2 mil exames, sendo que 12 apresentaram resultado positivo.

 

O médico radioterapeuta do COL, Leonardo Lage, afirmou que o preconceito em torno do tema e a falta de hábito do brasileiro de cuidar da saúde dificultam o diagnóstico precoce do câncer de próstata. O câncer de próstata, segundo o médico, é o mais comum entre os homens, respondendo por 26,9% de todos os tumores que atingem o público masculino, e que em 2012, foram relatados mais de 12 milhões de casos novos em todo mundo. “Em Limeira, são identificados de 90 a 100 casos por ano”, frisou. Os fatores de risco, ainda de acordo com Lage, estão relacionados à idade – com incidência maior entre 50 e 66 anos; histórico familiar e etnia. “Afrodescendentes são mais susceptíveis ao desenvolvimento da doença”, afirmou.

 

Ainda segundo o médico, o câncer de próstata não apresenta sintomas em sua fase inicial, período em que as chances de cura são de 90%. “Não existe prevenção ao câncer de próstata, mas sim diagnóstico precoce. Quando o paciente relata obstrução urinária ou dor ao urinar é sinal de que o tumor já está em estágio mais avançado”, assegurou.

 

A diretora de Assistência à Saúde da prefeitura, Camila Rezende Moreno, que na ocasião representou o secretário de Saúde, Gerson Hansen Martins, esclareceu que os resultados positivos serão encaminhados para nova avaliação, e se necessário, o paciente receberá todo o tratamento pela rede pública. No dia 22, haverá um ponto extra de coleta do exame, na Associação dos Trabalhadores Aposentados de Limeira, que fica na Rua Fabrício de Goes, 436, no Morro Azul. O horário de atendimento será das 7h às 11h.

 

Para a coleta, Camila observou a necessidade de seguir algumas orientações, como jejum mínimo de três horas; não ter mantido relação sexual ou ter ejaculado nas últimas 48 horas; não ter feito exercícios em bicicleta nas últimas 48 horas; não ter feito toque retal nas últimas 72 horas; não ter feito ultrassom transretal nos últimos sete dias; não ter feito colonoscopia nos últimos 15 dias; não ter feito estudo urodinâmico nos últimos 21 dias; não ter feito biópsia de próstata nos últimos 30 dias; e não ter usado a vitamina biotina ou suplemento alimentar nos últimos três dias. Por se tratar de uma campanha, não é necessário apresentar pedido médico, apenas o Cartão SUS e documento com foto.

 

Também participaram da cerimônia, os vereadores Erika Tank, Claudemir Vieira e Estevão Nogueira.

Notícias recomendadas para você