Laboratório municipal é referência para exames de papanicolau
19/10/2017 | 11h41
Laboratório municipal é referência para exames de papanicolau

O Laboratório Municipal de Citopatologia, mantido pela Prefeitura de Limeira, é referência na região para realização de citologia oncótica, mais conhecido como papanicolau. Além do município, o laboratório atende pelo SUS as cidades de Cordeirópolis, Iracemápolis e Engenheiro Coelho. Desde janeiro, já foram processados 10.748 exames e o tempo de espera pelo laudo caiu 75%.

A citopatologista e responsável técnica pelo local, Kelly Fernanda Simões, destaca que o papanicolau é o exame mais utilizado em programas de rastreamento de câncer do colo do útero. “É um procedimento simples, barato e seguro, capaz de identificar lesões pré-malignas, malignas bem como auxiliar no diagnóstico de infecções vaginais provocadas por vírus, bactérias, protozoários e fungos.”

Toda a coleta do material, conforme Kelly, é realizada nas unidades de saúde. Na sequência, as amostras são encaminhadas ao laboratório para análise. Desde o início da gestão Mario Botion, ela informa que houve esforços para reduzir em 75% o tempo de entrega do resultado dos exames. “No final do ano passado, um laudo demorava até 20 dias para ficar pronto. Agora, o exame de rotina sai em cinco dias úteis e o urgente é liberado em até dois dias úteis.”

Do total de laudos emitidos pelo laboratório neste ano, 163 amostras (1,33%) apresentaram resultado positivo. Nesse caso, o próprio centro de saúde que atendeu a paciente encarrega-se de fazer o encaminhamento, conforme os protocolos de saúde. A citopatologista esclarece que esse percentual de positividade em Limeira é considerado “muito baixo”, de acordo com parâmetros estabelecidos pelo Siscan (Sistema de Informação do Câncer), do Ministério da Saúde. São eles: muito baixo (menor que 2%); baixo (entre 2% e 2,9%); e esperado (entre 3% e 10%).

“O papanicolau está acessível em toda rede municipal de saúde. No entanto, sabemos que muitas mulheres deixam de realizá-lo por vergonha ou por achar que não fazem parte do grupo de risco. É preciso conscientizar-se da importância desse exame e buscar atendimento na unidade de saúde mais próxima”, frisou Kelly.

O Laboratório Municipal de Citopatologia funciona junto ao Centro Municipal de Patologia Clínica (CMPC), na Rua João Machado Gomes Júnior, 54, na Vila Cláudia.