ENVELHECIMENTO
Mês do Idoso é lançado em Limeira
02/10/2017 | 17h46
Mês do Idoso é lançado em Limeira

A Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Roberta Botion, participou nesta segunda-feira (2), da abertura do Mês do Idoso, durante cerimônia realizada no auditório do Senac, em Limeira. Após a abertura, houve uma palestra sobre “Direitos e Deveres dos Idosos”, ministrada pela assistente social e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da Unicamp, Ana Maria de Arruda Camargo.

A programação do Mês do Idoso é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Limeira, por meio do Fundo Social de Solidariedade, o Ceprosom e o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso. Na próxima quarta-feira (4), às 14h, haverá a escolha da Miss e Mister Terceira Idade. Na quinta-feira (5), às 13h30, o baile “A primavera da Vida” tomará conta do Salão Social do Nosso Clube. A programação continua na sexta-feira (6), com o “Show de Talentos da Terceira Idade – Avós Arteiros”. Na semana de 18 a 24, o público poderá conferir a exposição “Olhares Maduros”, em cartaz na galeria do Teatro Vitória.

Roberta falou da alegria em participar da abertura das atividades para relembrar o lançamento do Estatuto do Idoso (Lei 10.741, de 1º de outubro de 2003), que representou um avanço na garantia de direitos às pessoas de 60 anos ou mais. “Desde o início da gestão do prefeito Mario Botion estamos dando atenção especial aos idosos”, frisou. Ela, ainda, informou que o município já trabalha na organização dos Jogos Regionais dos Idosos (Jori), que serão realizados em Limeira, a partir de 14 de março de 2018.

A presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno, ressaltou que atualmente 2.500 idosos são atendidos pelos programas sociais do município e que a intenção é ampliar cada vez mais a oferta, sobretudo na região rural. Ela comentou, ainda, que o aumento da expectativa de vida da população também cria a necessidade de ações específicas. “Estamos estudando programas de assistência para os chamados ‘idosos hipervulneráveis’ - pessoas com mais de 80 anos.”

A proteção do idoso frente a situações de abandono e violência foi observada pela diretora da Proteção Social do Ceprosom, Leia Serrano. “O Mês do Idoso é um momento importante para pensar sobre as questões relacionadas a esse segmento da população. É um prazer trabalhar com grupos da melhor idade”, disse.

Por sua vez, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Rebeca São Felice, chamou a atenção para o contínuo processo de envelhecimento da população. Ela citou estatísticas da Fundação Seade, segundo as quais Limeira terá 48.550 idosos em 2020 – atualmente são 44 mil. “Os idosos devem manter-se ativos. Hoje temos 32 grupos nos serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos”, afirmou. Ela também elencou outros programas de atendimento ao idoso, como o Centro de Referência de Saúde e Lazer do Idoso (que atende 800 pessoas/mês) o Centro Dia, os seis Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e o Grupo de Ciranda. “Temos várias opções para o envelhecimento saudável”, disse. Informações sobre atividades desenvolvidas pelo Ceprosom podem ser obtidas pelo telefone 3404-6200.

A abertura do Mês do Idoso contou com a presença de vereadoras da terceira idade, integrantes do Conselho do Fundo Social de Solidariedade, participantes dos grupos de Fortalecimento de Vínculos, entre outras.