SETEMBRO VERMELHO
Encontro orienta sobre prevenção às doenças cardiovasculares
14/09/2017 | 15h01
Encontro orienta sobre prevenção às doenças cardiovasculares

Moradores da região do Jd. Nova Suíça, em Limeira, participaram nesta quinta-feira (14) de uma roda de conversa sobre “Prevenção das doenças cardiovasculares e atividade física”. O evento foi promovido pela coordenação da unidade de saúde do bairro, como parte das atividades do “Setembro Vermelho”, uma Campanha Nacional de Combate às Doenças Cardiovasculares, encampada pela prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde.

A fisioterapeuta Patrícia Greve Fernandes, que atua no Centro de Saúde da Família do Novo Horizonte e no PAD (Programa de Atendimento Domiciliar), discorreu a respeito dos benefícios da atividade física. “Quando uma pessoa se torna ativa fisicamente, ela diminui em 66% as chances de desenvolver doenças cardiovasculares”, frisou.

O sedentarismo, de acordo com a fisioterapeuta, é considerado o “mal do homem moderno” e para combatê-lo, ela sugeriu pequenas mudanças no dia a dia, como trocar a escada rolante pela escada comum; descer do ônibus um ponto antes e terminar o percurso a pé; entre outros. “Além disso, é importante fazer exercícios físicos regulares”, salientou.

Segundo a fisioterapeuta, a falta de atividade física também potencializa os efeitos deletérios do envelhecimento. “Nosso corpo foi feito para se mexer”, disse. Para completar, ela recomendou os cinco pilares para uma vida saudável, são eles: alimentação saudável; prática de atividade física; qualidade do sono; saúde mental e paz de espírito.

O Centro de Saúde do Jd. Nova Suíça mantém um grupo voltado à atividade física, denominado “Caminhada pela Vida”. Os encontros ocorrem todas as terças e quintas-feiras, às 7h30. O endereço da unidade é Rua Vereador Samuel Berto, s/nº. Informações pelo telefone 3442-3659.