Empossados novos integrantes do Conselho de Segurança Alimentar
18/08/2017 | 14h38
 Empossados novos integrantes do Conselho de Segurança Alimentar

O prefeito Mário Botion empossou, nesta sexta-feira (18), os novos integrantes do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea). Conforme legislação, os novos conselheiros terão a missão de propor as diretrizes da política municipal para o setor e os projetos e ações que deverão ser incluídos no orçamento do município. Também compete ao Comsea, a realização de estudos relacionados ao segmento e às formas de articulação da sociedade.

O prefeito ressaltou a importância dos conselhos municipais e garantiu a continuidade dos trabalhos realizados até aqui. “Os conselhos têm um papel fundamental e, esperamos que no futuro, eles tenham maior participação na elaboração e implantação de políticas públicas. E temos por obrigação dar continuidade a tudo aquilo funciona bem. Podemos fazer alguns ajustes, mas continuaremos com o trabalho”, disse.

A presidente do Ceprosom (Centro de Promoção Social Municipal) Aucélia Damaceno falou dos desafios dessa gestão, entre eles, o contraste da obesidade infatojuvenil e mais de 12 mil famílias inscritas no CadÚnico (Cadastro Único). “A segurança alimentar não pode ser pensada apenas em cesta básica. Vai muito além disso e essa gestão precisa ter um olhar humanizado, pensando nas necessidades específicas das pessoas”, afirmou.

Durante a posse, a ex-presidente do Consea Renata Chinelato de Campos pontuou as ações realizadas nos últimos dois anos pelo conselho, entre elas, o primeiro diagnóstico de segurança alimentar e nutricional de Limeira e a reabertura do Banco de Alimentos. Também estiveram presentes na cerimônia o secretário de Segurança Pública Francisco Alves e o vereador Jorge de Freitas.

O decreto que nomeou os novos integrantes foi publicado no Jornal Oficial do Município no dia 11 de julho e prevê mandato de dois anos, contados a partir dessa data. O conselho é composto por 12 membros titulares e respectivos suplentes, sendo um terço indicado pelo Executivo e dois terços, da Sociedade Civil Organizada. Confira:

Governo Municipal

Ceprosom (Centro de Promoção Social Municipal)

- Elaine Cristina de Freitas (titular);

- Cesianny de Freitas Ferreira Rodrigues (suplente);

- Luciana Bonilha Piccoli (titular);

- Renata Cogni (suplente);

- Renata Chinelatto de Campos (titular);

- Ary Donizete Machado (suplente);

Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente

- Gabriela Alves Ribeiro (titular);

- Meire Menezes Bassan (suplente);

Sociedade Civil
Sindicato e Associação Patronal

- Nilton Piccin (titular);

- Claudio Asbahr (suplente);

Sindicato dos Trabalhadores

- Vladival Antônio Delgado (titular);

- Luiz Sprocatto Filho (suplente);

Associação Rural

- João Batista Fischer (titular);

- Djalma Aparecido Pinto (suplente);

Instituições religiosas de diferentes expressões de fé

- Maria José Furlan (titular);

- Camilla Azevedo Joas Gaiga (suplente);

- Reginaldo Hergert (titular);

- Edmar José Asbahr (suplente);

Movimentos populares organizados, associações comunitárias e organizações não governamentais

- Alcina Maria Moreira Lima (titular);

- Juliana Aparecida de Oliveira Pinto (suplente);

- Joaquim Francisco Bernardo (titular);

- Marcos Ferreira Vieira (suplente);

Associações de classes profissionais e empresariais

- Milena Donatti Scherrer (titular);

- Maria Rita de Cássia Contin Castro (suplente).