XIII Festival Nacional de Teatro
Aprovada pelo público, programação recebe primeiros espetáculos das categorias adulto e infantil
14/08/2017 | 15h34

Em seus primeiros dias de programação, a 13ª edição do Festival Nacional de Teatro de Limeira já foi aprovada pelo público que acompanhou os espetáculos apresentados até o momento (foram três, sendo dois adultos e um infantil, com mais de mil espectadores). Este ano, o evento conta com a volta da participação do júri estudantil e da premiação. A realização é da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.“O XIII Festival Nacional de Teatro traz muitas novidades. Todo o processo de retomada do Festival foi prazeroso e esta edição, em especial, contou com um número muito expressivo de inscrições.  A curadoria foi difícil, mas por meio dela pudemos ver a diversidade desta arte em todo o país”, disse o secretário de Cultura José Farid Zaine, na noite de sábado (12), quando foi dada a largada à maratona do evento, no Teatro Vitória. Na oportunidade, Edison Moreno Gil, chefe do gabinete do prefeito Mario Botion, o representou, bem como todo o secretariado.

Componente de um grupo de teatro limeirense, William Olielo prestigiou o primeiro espetáculo da categoria adulto, Maroscas, no sábado, e comentou sobre a satisfação de acompanhar a mudança do festival, principalmente pela retomada da premiação que, segundo ele, valoriza o trabalho desenvolvido pelos atores e companhias. “Gostei da diversidade que o festival traz em sua programação, enriquecendo o cenário limeirense e os próprios grupos daqui. Colocar um júri à frente do evento incentiva os atores e a mostra como um todo. As alterações só acrescentam ao festival”, considerou. Presente em outras edições, Michelle Cristiane Silvestre contou que a programação e a realização do evento se mostraram satisfatórias já que, conforme pontuado por ela, “o teatro é a melhor expressão de cultura”.

Na manhã desta segunda- feira (14), foi apresentado o primeiro espetáculo da categoria infantil, Dalí, no Teatro Nair Bello, que trouxe um pouco da história do artista Salvador Dalí às crianças. Isabele de Oliveira assistiu à peça e aprovou. “Foi muito legal, o teatro usou bastante a imaginação e fez a gente aprender mais sobre Dalí”, disse.

A apresentação despertou ainda a curiosidade das crianças sobre o assunto de uma maneira leve. “O que eu mais gostei foram os passos esquisitos. Ontem eu aprendi sobre Dalí, então foi interessante ver a peça”, concluiu Pedro Henrique Vieira de Melo.

A programação do XIII Festival Nacional de Teatro segue até o próximo dia 20, trazendo espetáculos da categoria adulto, infantil e teatro de rua em espaços como Teatro Vitória e Nair Bello, Praça Toledo Barros e CEU (Centro de Esportes e Artes Unificado de Limeira). Acompanhe todos os detalhes em www.limeira.sp.gov.br.