TRANSPORTE COLETIVO
Prefeito discute fim de isenção com entidades que atendem deficientes
10/08/2017 | 11h53
Prefeito discute fim de isenção com entidades que atendem deficientes

Representantes de entidades que atendem pessoas com deficiência física, motora e sensorial – que pertencem ao Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência Física – se reuniram na manhã desta quinta-feira com o prefeito Mario Botion para obterem informações sobre a decisão judicial que acaba com a isenção no transporte coletivo para esse tipo de público. Além de Botion, estavam presente a presidente do Ceprosom, Aucélia dos Santos, os secretários Rodrigo Oliveira (Mobilidade Urbana) e Antônio Peres (Comunicação Social), além dos vereadores Zé da Mix, Jorge de Freitas e Marco Xavier. O encontro ocorreu na Casa dos Conselhos, na região central de Limeira. Participaram, entre outras, entidades como a Apae, Aril e Ainda.

Durante a reunião, Botion reforçou que a decisão de acabar com a isenção foi do Tribunal de Justiça (TJ), que julgou inconstitucionais legislações que garantiam o benefício. Ontem (9), a Prefeitura ingressou no Superior Tribunal de Justiça (STJ) com um primeiro recurso relacionado ao acórdão do TJ. O município pede a suspensão dos efeitos da medida que acaba com a isenção até o caso transitar em julgado (julgamento final do processo).

O prefeito disse que, com a dilatação do prazo para a gratuidade (medida comunicada pelo interventor da Viação Limeirense, Renato Pavaneli, na noite de ontem) até o dia 27 de agosto, a atual administração estudará a aplicação de eventual medida para adotar critérios de isenção. Para tanto, já foi adiantado que critérios sociais seriam elencados para a obtenção do benefício.

Logo mais às 15h, haverá nova reunião entre entidades e o Ceprosom para buscar se formatar um esboço dessa proposta. O encontro vai acontecer na sala de reuniões do gabinete do prefeito.