Notícias
SAÚDE
Projeto integra mulheres do Jd. Nova Europa
09/08/2017 | 17h46
Projeto integra mulheres do Jd. Nova Europa

Oferecer um espaço de expressão e de escuta às mulheres do Jd. Nova Europa, em Limeira, é a proposta de um grupo terapêutico criado há menos de dois meses pelo Centro de Saúde da Família (CSF) do bairro. Toda quarta-feira, das 14h às 15h30, as participantes reúnem-se para trocar experiências, enquanto dedicam-se a atividades variadas, como bordado, crochê, entre outras.

 

Os encontros são sempre mediados pela psicóloga do CSF Nova Europa, Tânia Mileny Seraphim, e acompanhados por agentes de saúde. “Durante essa roda de conversa, podemos abordar temas pertinentes à saúde e ao universo dessas mulheres, como depressão e ansiedade.” Ela, ainda, ressaltou que o trabalho permite a integração da comunidade. “Somos seres sociais, fazemos trocas e criamos vínculos”, frisou.

 

Um dos diferenciais do projeto é o caráter itinerante, pois toda semana as reuniões acontecem na casa de uma das moradoras. Hoje (9), as atividades ocorreram na residência de Nanci Aparecida Franco Rigon, de 65 anos. Responsável pelos cuidados da mãe acamada, de 85 anos, ela conta que não pode sair de casa e que encontrou nessa iniciativa a possibilidade de fazer novas amizades. “Fico muito sozinha. Fui convidada por uma agente de saúde e resolvi participar”, comentou, enquanto trabalhava em um tipo de bordado de origem norueguesa, chamado “hardanger”. Outra integrante do grupo, Sílvia Regina Fracchia, de 57 anos, também aprovou a ideia. “A gente precisa se integrar. Fico muito tempo dentro de casa”, relatou.

 

O projeto é aberto a todas as mulheres do bairro. As interessadas devem procurar a coordenação do CSF Nova Europa, localizado na Rua Eliza Sthalberg, 366, de segunda a sexta-feira.

 

Notícias recomendadas para você