GRATUITO
Centro de Ciências e Cultura recebe exposição Pelos Caminhos do SUS
31/07/2017 | 16h47
Centro de Ciências e Cultura recebe exposição Pelos Caminhos do SUS

Imagens, vídeos e atividades educativas compõem a exposição “Pelos caminhos do SUS” que apresenta, de forma crítica, lúdica e interativa o Sistema Único de Saúde. A mostra narra ainda as conquistas e as perspectivas, e aborda os desafios existentes na busca pela saúde pública de qualidade no Brasil. A mostra entra em cartaz no próximo dia 4, no Centro de Ciências e Cultura Osvaldo Roberto Leite (C³) e segue até julho de 2018. A realização é da Fundação Oswaldo Cruz, por meio do Museu da Vida, e Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura.

Nesta temporada, a exposição convida o visitante a participar de reflexões e debates em torno do SUS. Para isso, utiliza a linguagem urbana e elementos de construção civil fazendo alusão a um sistema ainda em construção.

A exposição, que traz diferentes conceitos relacionados à saúde pública, é dividida em módulos. Em Sustentando o SUS, é apresentado uma estrutura em forma de arco que sugere o envolvimento das pessoas para a construção do Sistema. Já em Time da Saúde, há informações sobre os profissionais da área. No módulo Árvore da Saúde, o público pode interagir com a mostra completando a estrutura cenográfica feita com folhas. Além disso, o visitante confere o recurso de animação utilizado pelos organizadores na abordagem ao tema.

O historiador e pesquisador Carlos Henrique Paiva, um dos curadores, ressaltou que “Pelos Caminhos do SUS” apresenta o Sistema propondo reflexões e debates em torno da importância da saúde como direito do cidadão e dever do Estado. Também responsável pela montagem, Hilda Gomes, do Serviço de Educação em Ciências e Saúde do Museu da Vida, acredita que “o público terá a oportunidade de conhecer o SUS de forma crítica, lúdica e interativa, caminhando pelas conquistas, perspectivas e, principalmente, pelos desafios que ainda existem na luta pela saúde pública de qualidade”.

A exposição foi montada a partir da parceria da Fiocruz com o Conselho Nacional de Saúde (CNS) e desenvolvida pelo Museu da Vida em colaboração com pesquisadores do Observatório História e Saúde, vinculado à Casa de Oswaldo Cruz (COC) /Fiocruz.

Sobre o Centro de Ciências e Cultura Prof. Osvaldo Roberto Leite

Compondo a Secretaria de Cultura, o C³ permite que o público se envolva com ciência, arte, educação e cultura, além de entretenimento, em uma estrutura com instalações tecnológicas interativas que tornam a visita mais instigante. Trata-se de um espaço científico e cultural voltado à formação cultural e que visa aproximar pessoas de diferentes camadas sociais e faixas etárias, promovendo intercâmbio de conhecimentos, reflexões e as mais diversas práticas e manifestações culturais. O espaço busca ainda incentivar a pluralidade e a diversidade de linguagens por meio de fomento, promoção, difusão e discussão da produção artística contemporânea: a disseminação dos conhecimentos de cunho científico para a popularização da ciência e, igualmente, despertar a curiosidade em seus frequentadores.

Sobre a Fiocruz

Promover a saúde e o desenvolvimento social, gerar e difundir conhecimento científico e tecnológico, ser um agente da cidadania são os conceitos que pautam a atuação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vinculada ao Ministério da Saúde. A Fundação tem como missão produzir, disseminar e compartilhar conhecimentos e tecnologias voltados para o fortalecimento e a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) e que contribuam para a promoção da saúde e da qualidade de vida da população brasileira, para a redução das desigualdades sociais e para a dinâmica nacional de inovação, tendo a defesa do direito à saúde e da cidadania ampla como valores centrais.

Instalada em 10 estados, além dos institutos sediados no Rio de Janeiro, a Fiocruz possui unidades nas regiões Nordeste, Norte, Sudeste e Sul do Brasil e conta com um escritório em Maputo (Moçambique, na África). Ao todo, são 16 unidades voltadas para ensino, pesquisa, inovação, produção, desenvolvimento tecnológico, assistência e sustentabilidade socioambiental no âmbito da saúde. A partir de um modelo de governança democrático e participativo, a Fiocruz abriga mais de 12 mil profissionais com variados perfis de atuação. Em 2017, a instituição criada por Oswaldo Cruz celebra 117 anos.

Exposição: “Pelos Caminhos do SUS”

Local: Centro de Ciências e Cultura – Prof. Osvaldo Roberto Leite

Endereço: Av. Dr. José Botelho Veloso, s/n - Parque Cidade de Limeira

Temporada: 4 de agosto a julho de 2018.

Horário de visitas: segunda a sexta-feira, das 9h às 18h *

Informações e agendamento: telefone (19) 3444-7893

E-mail: centrodeciencias@limeira.sp.gov.br

* Atenção: Consulte horários de visitas aos sábados e domingos pelo telefone do Centro de Ciências.