PÚBLICO
Gruta da Paz é reaberta para a população
28/07/2017 | 18h10
Gruta da Paz é reaberta para a população

Após três anos fechada, a Gruta da Paz foi reinaugurada nesta sexta-feira (28) pela Prefeitura. O local, que passou por reformas e revitalização, recebeu serviços como a reforma de serralheria em todas as portas e janelas - que estavam enferrujadas -, demolição de balcão e pia, recomposição da parede interna (revestimento), reforma elétrica com equipamentos luminotécnicos, pintura interna, do lago, da ferragem e do entorno, além de bombas do sistema hidráulico do chafariz.

Os investimentos foram realizados com recursos próprios. Para marcar a reabertura do espaço, a secretaria da Cultura preparou a exposição “Gruta da Paz: A Caminho do Centenário”, aberta para visitação de segunda a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 14h.

O espaço, construído entre 1919 e 1920, é um dos principais pontos turísticos e históricos da cidade. “Em Limeira, temos o turismo religioso, comercial e o setor de mudas ornamentais, cítricas e frutíferas, e é importante que estes espaços recebam investimento. A recuperação da Gruta da Paz é valiosa, pois o futuro existirá apenas porque o passado foi construído. E cabe a nós, no presente, cuidar desse bem precioso que é de todos”, disse o prefeito Mario Botion, numa cerimônia que contou com a presença da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade Roberta Botion, do vice-prefeito Julio C. Pereira dos Santos, o Dr. Júlio, dos secretários municipais, dos vereadores Erika Tank, Lu Bogo, Dr. Marcelo Rossi e Waguinho da Santa Luzia, além de demais autoridades e lideranças locais.

A recuperação foi vista como uma medida necessária pelo atual governo, já que compõe a história do município e também do cidadão limeirense. “A reabertura da Gruta da Paz era uma necessidade para Limeira, já que é o principal cartão-postal da cidade. A equipe, como um todo, é muito unida e essa união resulta em benefícios para o município em geral”, acrescentou o secretário de Cultura, José Farid Zaine, que considera a reabertura do espaço um marco cultural enorme, "além de satisfazer os anseios de toda a população, que ama a Gruta e exigia a sua volta".

Prestes a completar 100 anos, a Gruta conta com uma vasta história, rica em detalhes desde sua construção, destinada primeiramente para se tornar um coreto, até aos detalhes arquitetônicos de cunho religioso, como a presença dos 33 degraus que representam a idade de Cristo.

O descerramento da fita contou com a participação das autoridades presentes que puderam conferir a apresentação da Corporação Musical Arthur Giambelli, regida pelo jovem maestro Leandro Pereira. Os músicos executaram os hinos nacional e de Limeira, em um momento que, segundo Farid, foi emocionante. "Mesmo sob o forte sol desta tarde, os músicos estão cumprindo essa tarefa que guarda uma simbologia peculiar, já que a gruta, inicialmente, foi concebida para ser um coreto. Não tem como não se emocionar com isso tudo que faz parte desta história", acrescentou.