EDUCAÇÃO
Prefeitura retira das escolas livro infantil que sugere casamento entre pai e filha
27/07/2017 | 18h39

O prefeito Mario Botion informou, na tarde de ontem (27), que o livro “Enquanto o sono não vem”, distribuído pelo Programa de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) para alunos de 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental, está sendo recolhido das escolas municipais. A decisão do prefeito tem base em parecer técnico da Secretaria de Educação Básica (SEB), que considera a obra não adequada para as crianças de sete a oito anos do ensino fundamental, pela abordagem do tema incesto.

A questão também foi trazida ao gabinete do chefe do Executivo pelo vereador Clayton Silva. O prefeito ouviu as ponderações do vereador e apontou as tratativas em curso, que atendem as determinações no Ministério da Educação (MEC), não havendo necessidade de nenhum outro procedimento.

Secretário de Educação, André Luiz de Francesco explicou que a pasta recebeu os livros do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), mas não chegou a adotá-lo em sala de aula. “É o FNDE que faz a distribuição dos livros para a secretaria. Agora, aguardamos o parecer técnico do órgão para saber qual procedimento”, disse.

No parecer, a SEB entendeu a temática abordada no livro não é adequada para crianças em idade de alfabetização. “As crianças, no ciclo de alfabetização, por serem leitores em formação e com vivências limitadas, ainda não adquiriram autonomia, maturidade e senso crítico para problematizar determinados temas com alta densidade, como é o caso da história em questão”, diz nota da secretaria. “A atual administração aguardará a decisão do MEC que está revendo todo o processo de seleção dos livros didáticos e paradidáticos, visando à melhoria da qualidade da educação para os alunos da nossa rede”, enfatizou Botion.