INFORMATIZAÇÃO
Centro de Patologia adere a software de gestão de saúde e beneficia cidadão
11/07/2017 | 18h07
Centro de Patologia adere a software de gestão de saúde e beneficia cidadão

O Centro Municipal de Patologia Clínica da Prefeitura de Limeira iniciou neste mês a implantação do Cross (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde), uma ferramenta de gestão de saúde desenvolvida pelo governo estadual. Essa é mais uma medida para aperfeiçoar o atendimento prestado aos munícipes e, ao mesmo tempo, superar o desafio de lidar com o aumento da demanda de 57,2%.

Segundo o secretário de Saúde, Gerson Hansen Martins, o software permitirá que o município saiba com exatidão o volume de exames solicitados pela rede pública, evitando assim a formação de filas. Ele enfatizou, ainda, que a equipe do laboratório já está capacitada para operar o novo sistema, que é fornecido gratuitamente. “O Cross irá facilitar todo o procedimento de marcação de consultas, bem como a coleta e a entrega dos exames”, ressaltou.

O Centro, que funcionará como “unidade piloto”, já está usando o programa. A partir de 1º de agosto, todos os exames realizados no Centro serão agendados integralmente por intermédio do Cross. “Trata-se de um avanço excepcional para garantia de um atendimento com mais qualidade ao cidadão”, afirmou o prefeito Mario Botion.

A farmacêutica-bioquímica e coordenadora da unidade, Marisa Lang, destacou que a meta é buscar sempre a qualidade e a tecnologia de ponta para dar suporte ao diagnóstico médico. “Trabalhamos com uma visão humanizada, procurando sempre fazer o melhor”, frisou. Atualmente, o Centro conta com uma equipe formada por 12 profissionais de nível superior (farmacêuticos-bioquímicos e biomédicos), sete técnicos, três auxiliares e três funcionários da administração.

Os investimentos em tecnologia, de acordo com Marisa, são constantes. Equipamentos de última geração são capazes de realizar exames totalmente automatizados, ou seja, sem contato manual. Uma das máquinas do Departamento de Bioquímica, por exemplo, é capaz de realizar 800 exames por hora, operando simultaneamente diversas análises. Os equipamentos são conectados a computadores, que permitem a emissão de gráficos e o acompanhamento em tempo real do processo. “A tecnologia não dispensa a presença do profissional. Se necessário, ele pode pedir a confrontação do exame”, afirmou Marisa.

Todo o rigor técnico dos exames começa ainda nos Centros de Saúde da Família. Ao coletar alguma amostra, um software específico para cadastramento de exames é abastecido com dados pessoais do paciente, nome do médico solicitante e procedimentos requisitados. Cada amostra ganha um código de barras, o que confere mais segurança e confiabilidade ao processo. Os benefícios da informatização também estão presentes no momento da retirada do exame. Com uma senha, os pacientes podem obter o resultado online.

No último ano, a procura pelo atendimento Centro Municipal de Patologia Clínica aumentou significativamente. Segundo Marisa essa tendência deve-se à crise econômica, que levou muitas pessoas a migrarem do sistema privado de saúde para o público. Neste ano, foram realizados, de janeiro a junho, 416.147 procedimentos, contra 264.591 registrados no mesmo período de 2016. “Esse aumento também deve-se à qualidade e ao reconhecimento dos serviços prestados”, afirmou Marisa.

SERVIÇO

A operação no laboratório inicia-se logo pela manhã. Das 6h30 às 9h são feitas as coletas de exames, sendo que os agendamentos ocorrem das 10h às 15h. Para marcar um exame, é necessário comparecer na Rua João Machado Gomes Júnior, 54 (entrada pela Rua Piauí), e apresentar o pedido médico, cartão SUS e um documento de identidade.

Atualmente, o laboratório realiza 161 tipos de exames para toda a rede municipal de saúde. Boa parte é coletada nas unidades de saúde, no entanto, em alguns casos o exame deve ser obrigatoriamente colhido no Centro Municipal de Patologia Clínica, são eles: crianças menores de sete anos, portadores de deficiência intelectual, exames de curva glicêmica e todos os exames de glicose ou glicemia pós-prandial. “Iremos aumentar a oferta de exames, pois a Secretaria de Saúde abriu processo para compra de mais 12 tipos”, disse.

O trabalho dentro do Centro é dividido em duas áreas. Há o Laboratório de Citopatologia e o Laboratório de Análises Clínicas, onde funcionam os departamentos bioquímico, imunológico, hematológico, urinálise, parasitológico, microbiológico e micológico. Marisa conta que o local mantém um programa de qualidade contínuo e treinamentos internos na área de biossegurança para evitar a ocorrência de acidentes de trabalho. “Também recebemos supervisão do Instituto Adolfo Lutz e do Ministério da Saúde nas áreas de tuberculose e hanseníase”, comentou.

Confira a lista de exames que são coletados apenas no Centro Municipal de Patologia Clínica:

Bacterioscopia de secreção vaginal, bacterioscopia de secreções diversas, coagulograma, cultura de fungos, cultura de secreção ocular, cultura de secreção vaginal, cultura de secreções diversas, cultura para micológico, cultura de secreção de couro cabeludo, glicemia pós café, fibrinogênio, micológico direto, pesquisa de escabiose, pesquisa de fungos, pesquisa de streptococcus agalactiae, prova do laço, secreção vaginal, swab anal, swab de secreção uretral, swab oral, tempo de protombina, tempo tromboplastina parcial ativada e zika vírus.