CONECTA BIBLIOTECA
Biblioteca é selecionada para programa nacional
29/06/2017 | 16h40
Biblioteca é selecionada para programa nacional

A Biblioteca Municipal Professor João de Sousa Ferraz é uma das 92 selecionadas para o programa “Conecta Biblioteca” que estimula a transformação social, fornecendo formação continuada para funcionários. A realização é da ONG Recode e Caravan Studios.

Atendendo em média 74 mil usuários no país, a iniciativa tem como objetivo reconhecer o papel vital das bibliotecas para o desenvolvimento de comunidades, oferecendo apoio e formação continuada aos profissionais e bibliotecas, a fim de que aprofundem seu papel como agentes transformadores.

O programa visa ainda aumentar em 60% o número de novos visitantes, sendo um terço representado por jovens entre 14 e 29 anos. “Estamos vivenciando uma nova experiência na maneira de desenvolver a programação de atividades. O projeto é voltado para os jovens com a intenção de torná-los protagonistas na Biblioteca, de modo que participem ativamente das atividades desenvolvidas para esse público. O projeto é pioneiro no Brasil e temainda como objetivo fazer da Biblioteca um local de transformação social, gerando oportunidade de desenvolvimento e formação às pessoas da comunidade”, acrescentou a bibliotecária Daniele Pedroso Fernandes.

O programa é orientado pelas metas estabelecidas no Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), Plano Nacional de Cultura (PNC) e também pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS).

O Conecta Biblioteca tem o apoio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNPB) e da Diretoria do Livro, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e patrocínio da fundação Bill & Melinda Gates. A Prefeitura de Limeira também apoia a ação, por meio da Secretaria de Cultura.