Teatro Vitória
Orquestra apresenta IV Concerto da Temporada e contagia público
23/06/2017 | 11h59
Orquestra apresenta IV Concerto da Temporada e contagia público

Com solo do violista canadense Peter Pas, a Orquestra Sinfônica de Limeira, regida pelo maestro Rodrigo Müller, apresentou, com sucesso, o IV Concerto da Temporada na noite de ontem (22), no Teatro Vitória. A abertura do evento foi realizada pelo diretor artístico do IV Encontro Internacional de Cordas, Rafael Torralvo, e contou com as presenças do prefeito Mário Botion, da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Roberta Franceschi Botion, e do secretário de Cultura, José Farid Zaine.
Torralvo elogiou a iniciativa da Prefeitura em promover o evento, mesmo diante dos cortes que todo o país tem sofrido, afetando diretamente as atividades culturais realizadas. “Poucas cidades têm mantido o Encontro de Cordas e essa ação da Prefeitura de Limeira contribui com a valorização da música clássica”, declarou.
Farid destacou a sensibilidade do prefeito Mário Botion em prol das iniciativas artísticas limeirenses. “Nosso prefeito acompanha frequentemente todas as atividades que desenvolvemos na cidade e, além de entusiasta, é também um grande apoiador delas”, disse. Ele falou sobre a história vitoriosa da Orquestra Sinfônica de Limeira. “Nossa Orquestra é ousada e mostra-se como uma das mais capacitadas, criativas e competentes do Estado de São Paulo, sou muito grato a todos que fazem parte dela”, completou.
Para Mário Botion, a gestão de sua administração em relação à cultura tem feito a diferença. “Não é que não tenhamos dificuldades financeiras, claro que temos, mas o nosso desejo de contribuir e valorizar a cultura é contínuo e, mesmo diante das adversidades orçamentárias, temos nos esforçado para dotar a cidade de uma política cultural à sua altura, com carinho, criatividade e trabalho”, declarou.
Durante o concerto, Pas executou as obras Romance para Viola, de M. Bruch e Fantasia para Viola, Op. 94, de Hummel, J. Nepomuk. Além delas, a Orquestra trouxe Capriccio Espagnol, de N. Rimsky-Korsakov, e uma homenagem aos compositores brasileiros Heitor Villa Lobos e Camargo Guarnieri.
A programação do IV Encontro Internacional de Cordas, realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, com o apoio da Sociedade Pró-Sinfônica, segue até amanhã (24). Hoje (23), às 20h, no Palacete Levy, acontece a atividade “Música de Câmara”. Já amanhã (24), também às 20h, na Igreja Boa Morte, ocorre a “Camerata do Encontro Internacional de Cordas”. Ambas têm entrada franca.