INSCRIÇÕES ENCERRADAS
16ª edição do Canta Limeira recebe mais de 300 músicas
20/06/2017 | 11h51
16ª edição do Canta Limeira recebe mais de 300 músicas

A 16ª edição do Festival Nacional de MPB Canta Limeira, que acontece nos próximos dias 15 e 16, encerrou suas inscrições na última quarta-feira (14). No total, foram enviadas 309 músicas que seguem para triagem do evento, organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, com o apoio do Centro do Professorado Paulista (CPP). Das inscritas, 69 são produzidas por limeirenses.

Chegaram à Secretaria de Cultura inscrições de 16 estados brasileiros, vindas de 71 cidades. Conforme pontuado no edital do Canta Limeira, do total das músicas inscritas, serão selecionadas 30 músicas, sendo dez de todo o Brasil, automaticamente finalistas, e 20 de Limeira, que são semifinalistas. As apresentações das canções limeirenses ocorrem no dia 15 de julho, no Pavilhão do Feirante (Parque Nossa Senhora das Dores). Serão selecionadas oito músicas que seguirão para a final, que acontece no dia seguinte, 16, no Teatro Vitória. Elas serão reapresentadas ao lado das dez músicas de todo o Brasil. Em ambas as datas, o evento tem início às 19h.

Para o prefeito Mário Botion, levar o Canta Limeira ao Parque Nossa Senhora das Dores será um acerto enorme, pois proporá a descentralização da cultura, um desafio que será sempre constante em sua administração. O secretário de Cultura, José Farid Zaine, compartilha da mesma opinião. "Tivemos a primeira experiência de descentralizar a Via-Sacra para o bairro dos Frades e a proposta deu muito certo, não tenho dúvidas que o mesmo acontecerá com o Canta Limeira", disse Farid.

As músicas que participarem da final concorrem aos prêmios em dinheiro oferecidos pela organização. Na categoria geral, são R$ 3,5 mil ao primeiro lugar; R$ 2,5 mil ao segundo; e R$ 2 mil ao terceiro. Serão pagos R$ 500 à música considerada com a melhor letra e o mesmo valor ao melhor arranjo. Aquele (a) que for considerado (a) o (a) melhor intérprete, leva R$ 800. Já os finalistas limeirenses disputam  os prêmios de R$ 2,5 mil ao primeiro lugar; R$ 2 mil ao segundo e R$ 1,5 mil ao terceiro. Há ainda o destaque para a melhor torcida (consagração popular). Neste caso, o artista que mais levar público, recebe o valor de R$ 1 mil. Todos esses prêmios são definidos por um corpo de jurados, escolhido pela comissão organizadora.

As músicas classificadas serão divulgadas até o próximo dia 23, conforme consta no edital do evento.