Notícias
IV CONCERTO DA TEMPORADA
Orquestra Sinfônica de Limeira recebe o violista Peter Pas
19/06/2017 | 10h15
Orquestra Sinfônica de Limeira recebe o violista Peter Pas

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura e Orquestra Sinfônica de Limeira, apresenta o “IV Concerto da Temporada 2017” no dia22 de junho, às 20h30, no Teatro Vitória com a participação do solista o violista Peter Pas que irá executar as obras Romance Para Viola, de M. Bruch e Fantasia Para Viola, Op. 94, de Hummel, J. Nepomuk. Sob regência do maestro Rodrigo Muller, além das peças para viola, a orquestra apresenta também Capriccio Espagnol, de N. Rimsky-Korsakov e uma bela homenagem aos compositores brasileiros Heitor Villa Lobos, com a Bachianas Brasileiras n. 4 “Prelúdio” e Camargo Guarnieri, com a Dansa Brasileira.  Os ingressos custam R$ 12 (inteira) e R$ 6 (meia entrada). Eles podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro Vitória ou no site www.bilheteriarapida.com.br

PETER PAS
 

Nascido no Canadá, Peter Pas iniciou sua carreira na música, ao violino, aos três anos de idade. É hoje reconhecido pela sua sonoridade fantástica na viola e o sensível espírito artístico. Desde que venceu a audição de solista no naipe de violas da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), em 1998, participou de mais de 1.500 apresentações da orquestra na Sala São Paulo.

Seus momentos inesquecíveis incluem turnês internacionais com a Osesp, como a récita no London Proms, no Musikverein, na Philharmonie de Berlim e ainda no Concertgebouw, de Leipzig, no Lincoln Center, de Nova York, no Teatro Colón, de Buenos Aires, e em outros teatros ao redor do mundo.  Também foi marcante sua participação na Sinfonia Alpina com Frank Shipway. Foi solista em peças para viola de Hindemith, Mozart, Hoffmeister, Gubaidulina e John Adams, entre os programas de destaque recentes. Peter também é músico do Quarteto de Cordas da Osesp.

Além de sua atuação como solista, integrou com sua viola o grupo de música contemporânea Camerata Aberta. Foi ainda músico fundador do Quarteto de Cordas Portinari. Ao lado de sua esposa, Soledad, interpreta seus próprios arranjos e fazem a divulgação da peças inéditas para viola e harpa, como participantes do Duo Portinari, em homenagem ao pintor Cândido Portinari.

No campo do ensino, Peter é professor de viola na Academia Osesp e foi por dez anos o diretor do Departamento de Cordas na Escola de Música do Estado de São Paulo. Ele é também docente do Festival do Inverno do Campos do Jordão.

Quando adolescente, e ainda no Canadá, Peter trocou o violino pela viola com a idade de 17 anos e passou a ser o violista principal na Saskatoon Symphony Orchestra, de sua cidade natal. Contemplado com uma bolsa da Friends of Music, mudou-se para os Estados Unidos, onde foi aluno de Atar Arad e Csaba Erdelyi, na Universidade de Indiana.

Naquela instituição, ele recebeu o Performer´s Certificate, título de reconhecimento por sua compreensão musical e pela habilidade técnica demonstrada no recital de músicos que entravam na idade adulta. Na Universidade de Indiana, Peter foi o único músico agraciado por duas vezes no Concurso de Viola, e também venceu o Concurso do Quarteto de Cordas Kuttner.

Ele prosseguiu seus estudos com Jesse Levine, na Escola de Música da Universidade Yale. Para completar sua formação, Peter foi aluno particular de Rivka Golani e Roberto Diaz, pelos quais ele faz questão de demonstrar publicamente sua gratidão.

A magnífica viola com a qual Peter se apresenta foi fabricada em 1950 para o eminente violista William Primrose pelo luthier norte-americano William Moennig Jr. Por fim, Peter Pas é um dos músicos apoiados pelo fabricante Vienense de cordas Thomastik-Infeld, utilizando-as em todas as suas apresentações.

Mais informações podem ser obtidas pelo emai:l contato@sinfonicadelimeira.com.br ou pelo telefone 3451.0502.

Notícias recomendadas para você