DIREITOS
Representantes de Limeira participarão da Conferência Nacional de Saúde das Mulheres
13/06/2017 | 17h19

Limeira terá três representantes na Conferência Nacional de Saúde das Mulheres, que será realizada de 17 a 20 de agosto, em Brasília. A decisão foi tomada durante a etapa estadual da conferência, ocorrida na semana passada, em Águas de Lindoia. Foram eleitas “delegadas”, ou seja, participantes com direito a voto, as enfermeiras da Secretaria de Saúde, Karina Davoli Schnoor e Elizângela Pereira Bueno (que também coordenadora o Centro de Saúde da Família Nossa Senhora das Dores 1), e a presidente do Comicin (Conselho Municipal dos Interesses do Cidadão Negro), Eliza Gabriel da Costa.

Durante a conferência nacional, haverá discussões em torno de propostas que possam melhorar a qualidade de vida e assegurar os direitos das mulheres em quatro áreas, são elas: “O papel do estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres”; “O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres”; “Vulnerabilidades e Equidade na vida e na saúde das mulheres”; e “Políticas Públicas para as mulheres e a participação social”. As ações aprovadas servirão de base para formulação de uma nova política pública para o setor.

Segundo Karina, quatro propostas da Conferência Regional foram aprovadas na Etapa Estadual, e agora, seguem para Brasília (leia abaixo). “Foi uma experiência enriquecedora, tanto no âmbito profissional como pessoal. O debate foi intenso para que nós conseguíssemos chegar ao consenso”, disse. Confira as propostas:

- Promover assistência obstétrica qualificada e humanizada, incentivando a presença de doulas, obstetrizes e enfermeiras obstétricas; criar campanhas a fim de prevenir a violência obstétrica desde o início do pré-natal, incluindo situações de aborto, atenção ao abortamento inseguro como forma de reduzir a mortalidade materna e outras violências.

- Assegurar nas três esferas o acesso e o cuidado de saúde às mulheres em situação de alta vulnerabilidade, inclusive em situação de rua, com ou sem necessidades e demandas relacionadas ao consumo de álcool e outras drogas;

- Implantar o Centro de Referência e Tratamento à Mulher Transexual e Travesti de forma regional e municipal, garantindo o processo transexualizador, com dotação orçamentária das três esferas de governo; garantir a capacitação dos trabalhadores de saúde para o atendimento e acolhimento dessa população, respeitando o uso do nome social, identidade de gênero e pertencimento étnico-racial.

- Descriminalização e legalização da interrupção voluntária da gestação, respeitando os critérios da Organização Mundial das Saúde e garantindo acompanhamento clínico e psicológico à mulher que escolher o procedimento.