RECICLAR SOLIDÁRIO
Projeto de ecocoletores promove emprego e renda
13/06/2017 | 15h03
Projeto de ecocoletores promove emprego e renda

Um evento realizado no Centro Comunitário Morro Branco marcou nesta terça-feira (13), os dez anos de existência do projeto Reciclar Solidário, uma iniciativa do Ceprosom (centro de Promoção Social de Limeira) e da Prefeitura de Limeira, por meio das secretarias de Obras e Serviços Públicos e de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. O programa prevê a geração de trabalho e renda por parte de famílias em situação de vulnerabilidade social, além de preservar o meio ambiente. Desde que foi criado em 2007, recebe recursos do Governo Federal, por intermédio do PAC 1.

O vice-prefeito Júlio C. Pereira dos Santos, o dr. Júlio, falou da satisfação de participar da cerimônia e da relevância do trabalho desenvolvido pelos ecocoletores. “Reciclar é um dom. Vocês representam uma classe que ajuda a impulsionar a nossa economia”, afirmou. Dr. Júlio também destacou que a sustentabilidade inerente à atividade de reciclagem está presente no plano de governo do prefeito Mário Botion.

Uma das coordenadoras do Reciclar Solidário, a assistente social do Ceprosom Rita de Cássia Miranda, disse que o programa conta atualmente com 130 ecocoletores, sendo 100 coletores individuais e 30 localizados nos ecopontos da prefeitura. Mensalmente, são realizadas reuniões de apoio nos centro comunitários para capacitação e assistência social. “Cada ecocoletor recolhe 1,5 toneladas por mês de material reciclável. Desde 2007, quando o programa foi implementado, evitamos que toneladas de lixo fossem encaminhadas ao aterro sanitário”, disse.

A presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno, pontuou que o programa tem colaborado na inserção dos ecocoletores no serviço de proteção social e na melhoria da renda. “Essa data é uma vitória não só do município, mas uma conquista de vocês coletores. Os resultados positivos do programa mostram a seriedade do trabalho realizado até o momento e do comprometimento da equipe”, salientou.

Um dos beneficiados pelo programa é o ecocoletor Waldir Marrucci, de 65 anos, que está há 15 anos no ramo, incluindo 9 anos de participação no Reciclar Solidário. Coletando papelão, sucata, plástico e latinhas, o coletor atinge renda mensal de R$ 400,00. Solteiro e sem filhos, a atividade o ajuda a complementar a aposentadoria. “Recebo apoio e orientação da prefeitura. Minha vida melhorou muito”, disse.

Também compareceram à cerimônia, a ecóloga do Reciclar Solidário, Silvana de Oliveira, a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Pedrina Rodrigues Costa, as diretoras do Ceprosom Vanderleia Serrano Diogo (idealizadora do projeto,) e Renata Chiari, o gestor do projeto pela prefeitura e captador de recursos, Nadyr Arruda Eduardo Junior, a vereadora Carolina Pontes, a assistente do projeto da Caixa Econômica Federal, unidade Piracicaba, Adriana Cristina Dias, além de servidores de diversas secretarias municipais.