ENCONTRO
Município reforça ação para se transformar em polo turístico
07/06/2017 | 18h42
Município reforça ação para se transformar em polo turístico

O secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Tito Almirall, se encontrou na manhã desta quarta-feira com o secretário estadual de Turismo, Laercio Benko. O contato ocorreu durante o 2º Fórum Municipal de Turismo de Holambra, que reuniu vários municípios na estância das flores. “A pedido do prefeito Mario Botion, fomos levar um ofício ao secretário, para que ele visite Limeira e venha conhecer nossos projetos para o setor”, explica Tito. A supervisora de Turismo, Luciene Juliani, acompanhou o secretário municipal no evento.

Desde o início do ano, a atual administração está atuando no sentido de obter para a cidade a condição de município de interesse turístico. “Temos que buscar uma alternativa séria para desenvolver nosso potencial nesse setor e com ele alavancar desenvolvimento e gerar prosperidade para o município”, relatou Botion.

Tito coordenou recentemente a elaboração do primeiro Plano Diretor de Turismo existente em Limeira. De porte desse documento e com outros inúmeros requisitos o município poderá obter a condição de interesse turístico. A decisão para tanto compete ao governo estadual. “Estamos concentrando todos os esforços para obter este título e dessa forma termos acesso a recursos a fundo perdido para que possamos desenvolver nossos projetos”, relatou Tito. Antes do Plano Diretor, o município já havia formalizado o Conselho Municipal de Turismo.

O Plano Diretor – já aprovado pela Câmara – e composto de quase 300 páginas apresenta um quadro completo do município voltado para o setor. Nele, há menções específicas sobre os focos de turismo que Limeira pretende implantar. São eles: histórico (por conta das fazendas), cultural, rural, negócios e eventos.

PALESTRAS

Durante o encontro, os expositores reforçaram o momento bastante importante para desenvolver ações voltadas para o turismo. “Com a crise, atividades como a indústria, o comércio e a área de serviços passam por inúmeras dificuldades”, disse Laercio Benko, reforçando fala anterior do prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis. Com isso, o turismo pode suprir parte da massa de desempregados existentes hoje no país.

O secretário estadual lembrou ainda a condição de São Paulo, que já possui 70 estâncias turísticas e outros tantos – como é o caso de Limeira – que estão pleiteando a condição de interesse turístico. “O Estado com inúmeras alternativas pode ser um importante receptor de atrações turísticas”, disse. Segundo ele, o cenário de crise nesse sentido colabora, pois o turismo estará voltado para destinos mais próximos.

É possível que a decisão do governo estadual sobre a solicitação de Limeira ocorra ainda este mês. O convite feito ao secretário estadual fará com que ele conheça melhor os atrativos de Limeira.