DANÇA
Mostra reúne espetáculos e workshop
31/05/2017 | 11h21
Mostra reúne espetáculos e workshop

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, realiza no mês de junho, a Mostra Municipal de Dança que tem o objetivo de envolver os artistas limeirenses desta modalidade, para incentivar e valorizar suas habilidades, criatividade, desenvoltura e técnicas. As atividades começam no dia 23, às 16h, com o ensaio do espetáculo “Sob a Pele”, da Cia. T.F. Style, e, na sequência, debate. A ação conta com 15 vagas abertas à população, a partir dos 12 anos, e acontece na Escola Municipal de Cultura e Artes “Maestro Mário Tintori” (Emcea).

No dia 24, antes da abertura oficial da Mostra de Dança, a Cia. T.F. Style realiza workshop de vivência prática, compartilhando os processos criativos da companhia. A oficina tem início às 14h e também é realizada na Emcea. São 25 vagas disponíveis e a idade mínima é 16 anos. Interessados em ambas as atividades devem realizar inscrição a partir desta segunda-feira (5), diretamente na Emcea, localizada à Rua Boa Morte, 471 - Centro. Para a efetiva participação dos interessados, será considerada a ordem de chegada para as inscrições.

A abertura e o encerramento da Mostra recebem espetáculos vindo pelo ProAC (Programa de Ação Cultural). A abertura oficial ocorre no dia 24, às 20h, no Teatro Vitória, com o espetáculo “Sob a Pele”, da Cia. T.F. Style, com classificação para 14 anos.

“Sob a Pele” conta com direção geral e concepção de Igor Gasparini; direção artística de Frank Tavantti e provocações de Isis Gasparini, Robson Ferraz e Thiago Alixandre. O elenco é composto por Arthur Alves, Bruna Sant’Anna, Helon Hori, Igor Gasparini, Isis Gasparini, Luiz Paulo Cordeiro, Marcia Marcos, Marcos Werneck, Mayara Rosa e Natália Moura.

Já o encerramento acontece no dia 30, às 20h, com o espetáculo convidado “Quando o Corpo Toca”, realizado pelos coletivos Balé Rafaela Martins e Circuito do Violão, além da Lumiarte e Rede Vinil. A classificação é livre e a ficha técnica é composta pelo diretor de balé, Hebert Caetano; concertista Welton Nadai; bailarina Rafaela Caetano; artista plástico Renê Mainardi, além da exposição fotográfica assinada por Paula Caldas e documentário de Claudia do Canto.

Além desses espetáculos, a agenda da Mostra conta com a participação de diversas escolas, academias e grupos de dança da cidade. Confira todos os detalhes da programação:

Sexta-feira, 23, às 16h – Ensaio Aberto – Emcea

Espetáculo: “Sob a Pele”

Após o término do ensaio, aberto à população, acontece a mesa de debate (conversa com o público presente) até às 18h.

Entrada: Gratuita

Realização: Cia. T.F.Style Cia de Dança – PROAC, com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura

Sábado, 24, às 14h – Emcea

Workshop: TF Style Cia de Dança

Vivência prática para compartilhar os processos criativos da T.F.Style Cia de Dança e a(s) companhia(s) local(is) convidada(s).

Duração: 180 min

Sábado, 24, às 20h – Teatro Vitória

Espetáculo: “Sob a Pele”

Existo. E, na pele, minha existência concretiza-se em constante relação entre corpo e ambiente, corpo e cidade. Aprisionado, a pele determina meu espaço, delimita minha existência íntima, separa-me do ambiente externo. Quais sensações meu corpo percebe potencializadas pela cidade? Quais opressões, medos e angústias o ambiente urbano me proporciona? Uma navalha que me corta todos os dias, deixa rastros em minha pele e traz, veladamente, suas marcas enrugadas pelo tempo. Maior órgão do corpo humano, local do toque, da pressão, da sensibilidade, do suor, do cheiro, do prazer… A pele: um relicário sagrado. A pele: uma clausura terrificante. Ao nascer, preencho meus pulmões de ar e, ao morrer, dou minha última expiração. Na pele, uma impressão digital que constitui este ser. Mas quem sou eu? O que a cultura faz de mim? Como lido com as sensações que esta cidade me causa? Esta obra busca refletir sobre as várias percepções sentidas, profundamente, sob a pele.

Domingo, 25, às 20h – Teatro Vitória

*Abertura com o Grupo Estável da EMCEA Cia. Art e Movimento

Grupo/Academia: Núcleo de Danças Árabes - Tendas do Sahara

Espetáculo: Sahara Festival

Grupo/Academia: Oficina do Corpo

Espetáculo: Qual é a sua dança

Grupo/Academia: Renata Cavinato Studio de Dança

Espetáculo: Luz, Câmera, Ação.

Quarta-feira, 28, às 20h – Teatro Vitória

Grupo/Academia: Escola de Dança Gláucia Bilatto

Espetáculo: Alma Espanhola

Grupo/Academia: Grupo Vórtex Dança Cênica

Espetáculo: Sobre Relações

Grupo/Academia: Harmonia Grupo de Dança

Espetáculo: Di Faces

Quinta-feira, 29, às 20h – Teatro Vitória

Grupo/Academia: Studio de Dança Daniela Alonso

Espetáculo: Divertissement

Grupo/Academia: Forrosa Companhia de Dança

Espetáculo: Telespectadores

Grupo/Academia: D.U.L

Espetáculo: How To Dance Free

Sexta-feira, 30, às 20h – Teatro Vitória

Espetáculo: “Quando O Corpo Toca” - Encerramento Mostra de Dança

O Diretor do balé da Cidade de Rio Claro, Hebert Caetano, a convite do concertista Welton Nadai formaram uma parceria com intuito de desenvolver um espetáculo de artes integradas entre um violinista e uma bailarina. “Quando o corpo toca” foi a idéia que Hebert teve para desenvolver esse projeto ao ver o mover dos dedos do violonista nas casas do braço do violão cenográfico. A obra conta com um seleto repertório de grandes compositores como J.S. Bach, Mozart e Manuel Pounce. Além da dança contemporânea e da música, contaremos com a cenografia do artista plástico Renê Mainardi, exposição fotográfica de Paula Caldas e documentário de Claudia do Canto.

Entrada: Gratuita

Realização: Balé Rafaela Martins, Circuito do Violão, Lumiarte e Rede Vinil - Via PROAC, com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.