POESIA
Verso e voz: escolas estaduais se reúnem quinta e sexta-feira
30/05/2017 | 13h28
Verso e voz: escolas estaduais se reúnem quinta e sexta-feira

Os alunos de 13 escolas estaduais de ensino fundamental e médio de Limeira participam do Verso e Voz nesta quinta (1º) e sexta-feira (2). A atividade acontece, a partir das 13h, no Teatro Vitória. A realização é da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura, Diretoria de Ensino de Limeira e Centro do Professorado Paulista (CPP). O projeto é um concurso dividido entre declamações de poesias de autores da cidade, destinadas aos alunos do ensino fundamental II, e declamações de autores consagrados em língua portuguesa, voltadas aos alunos do ensino médio.

A primeira tarde do Verso e Voz recebe os alunos do ensino fundamental e, na sexta-feira, do ensino médio. Participam da atividade em 2017 as escolas Irmã Maria Gertrudes, Ataliba, Gustavo Peccinini, Luigino Burigotto, Castello Branco, José Marciliano, Leovegildo, Antônio Perches, Dom Tarcísio, Dorivaldo Damm, Arlindo Silvestre, Gabriel Pozzi e Brasil.

Para o secretário de Cultura, José Farid Zaine, o Verso e Voz é um projeto cultural voltado às escolas vitorioso, que resgata, nos alunos, a importância do respeito às suas instituições de ensino. "É incrível e até mesmo emocionante a forma como nossos alunos, professores, coordenadores e diretores das escolas se entregam à proposta, preparada com muito carinho por nossa equipe. É a mistura das mais diferentes linguagens artísticas dentro de um projeto só, para muito além da competitividade", destacou Farid.

Os quesitos avaliados pelo corpo de jurados, que será anunciado no dia das apresentações, para a conquista das medalhas de bronze, prata e ouro são declamação, performance, figurino, maquiagem, trilha sonora, cenografia e torcida. Diversos prêmios e brindes também são distribuídos para a garotada que forma a plateia do Verso e Voz. Os ingressos para entrada são gratuitos, mas distribuídos antecipadamente pelas escolas participantes, não sendo possível adquiri-los no Teatro Vitória.