DESCENTRALIZAÇÃO DA CULTURA
Canta Limeira é levado pela primeira vez ao Parque Nossa Senhora das Dores; inscrições vão até 14 de junho
19/05/2017 | 11h16

Pela primeira vez desde sua criação, o festival nacional de MPB Canta Limeira terá sua eliminatória realizada no Parque Nossa Senhora das Dores, no Pavilhão do Feirante. As inscrições para os músicos interessados em participar da ação têm até o dia 14 de junho para enviarem seu material e o evento ocorre nos dias 15 e 16 de julho. A organização é da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, com o apoio do Centro do Professorado Paulista (CPP). A final será realizada no Teatro Vitória.

O festival tem o objetivo de abrir espaço aos compositores e intérpretes da música popular brasileira de todos os gêneros de todo o país. "Depois da Via-Sacra, é a vez do Canta Limeira ser levado da região central aos bairros, fortalecendo nossa proposta de descentralização da cultura, levando alternativas artísticas a um maior número de pessoas", declarou o prefeito Mário Botion. Para o secretário de Cultura, José Farid Zaine, "levar o Canta Limeira ao Parque Nossa Senhora das Dores marcará a história deste festival tão querido pela população e também pelos músicos que participam dele". A diretora do CPP, professora Dora Arcaro, destacou a longevidade do festival. "O Canta Limeira permanece no Calendário cultural de Limeira, porque ele é sempre renovado e cada vez mais cativante".

Interessados devem realizar as inscrições até o dia 14 de junho, por meio de envio do material pelo endereço eletrônico festivalcantalimeira@gmail.com ou mediante entrega no Departamento de Cultura, localizado no Palacete Levy (Largo da Boa Morte, nº 11 –Centro).

Para a inscrição é necessário o preenchimento da ficha; gravação das músicas em CD, com identificação dos autores e intérpretes; cinco cópias digitadas de cada letra, com identificação obrigatória dos autores e intérpretes, autorização de uso de imagem e declaração para o Ecad de Música Autoral.

No caso de inscrições via internet, os participantes deverão preencher devidamente a ficha de inscrição e enviá-la acompanhada das letras das canções e o áudio das músicas inscritas, bem como a autorização do uso de imagem que deverá ser preenchida individualmente. As músicas deverão estar em formato MP3 e no assunto do e-mail deve constar “INSCRIÇÃO CANTA LIMEIRA”.

As canções deverão ser inéditas e originais, não tendo sido gravadas em discos comerciais. Cada compositor, mesmo quando em parceria com outro, poderá inscrever até três músicas, porém apenas uma poderá ser classificada.

O Festival será dividido em três etapas sendo:

1ª Etapa: a Comissão Organizadora do 16° Canta Limeira indicará até 30 músicas entre as inscritas, sendo dez de todo o Brasil e até 20 de Limeira. As músicas selecionadas serão divulgadas até o dia 23 de junho.

2ª Etapa: 15 de Julho: apresentação das 20 músicas de Limeira no Parque Nossa Senhora das Dores, no Espaço do Pavilhão do Feirante, às 19h. Serão selecionadas oito músicas que participarão da Final no Teatro Vitória, no dia 16.

3ª Etapa: 16 de Julho: apresentação das dez músicas selecionadas de todo o Brasil e das oito limeirenses classificadas, em apresentação ao vivo no Teatro Vitória, a partir das 19h, para escolha das músicas vencedoras.

As apresentações serão premiadas de acordo com a classificação determinada pelo júri. Haverá ainda ajuda de custo para músicos vindos de outros municípios e também aos limeirenses, como incentivo às produções locais.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 3441-7905.