HUMANITÁRIA
Nota à imprensa e a comunidade de Limeira
17/05/2017 | 14h45
Nota à imprensa e a comunidade de Limeira

Não é verdade que haverá redução de 40% no repasse feito pelo município a Sociedade Operária Humanitária, conforme informações publicadas na edição desta terça-feira da Gazeta de Limeira, informações estas obtidas pelo jornal junto à direção do hospital, como mostra a reportagem.

Muito pelo contrário. Os valores atuais de contratos mantidos com o hospital por meio da verba SUS e de recursos do Tesouro Municipal somam R$ 716 mil/mês e estamos propondo um pequeno reajuste para R$ 723 mil/mês.

A notícia de corte de 40% no teto repassado ao hospital não é verdadeira. Foi passada à imprensa pelo hospital de forma equivocada. Mesmo porque o teto MAC (que atende média e alta complexidades) é conduzido, conforme estabelece portaria 34/10 do Ministério da Saúde, pelo próprio Ministério da Saúde.

O que o hospital está pleiteando é um aumento nos valores de repasses. A solicitação, porém, está sendo avaliada conforme disponibilidade orçamentária e também em relação a produção do hospital com os serviços prestados.

É bom esclarecer que a atual administração respeita integralmente o papel da imprensa. É o respeito ao princípio da transparência. Afinal, a imprensa é um dos pilares essenciais para a democracia.

Todas as explicações a respeito do assunto foram dadas na noite de terça-feira à jornalista Renata Reis, autora da matéria. Ressalta-se que elas foram publicadas corretamente.

Quem não passou a informação correta foi a direção do hospital que fez chegar ao jornal informação inverídica.

A atual administração assumiu em 1º de janeiro em um cenário nacional de crise econômica e sabe perfeitamente que não cabe reclamar, mas sim buscar alternativas, sejam quais forem, para que as dificuldades venham a ser sanadas.

Na segunda-feira, o prefeito Mario Botion esteve na Humanitária e participou de reunião com a direção do hospital. Não foi mencionada em hipótese alguma da parte do prefeito informação de corte na verba para o hospital.

Finalmente, também causou espanto para a atual administração o fato de as negociações entre o município e o hospital ainda estarem acontecendo no momento em que o caso foi levado à imprensa.

A Prefeitura de Limeira lamenta o ato precipitado tomado pelo hospital e os prejuízos provocados à população pelo alarde provocado com a reportagem.

Sinceramente, espera-se que o bom senso volte a prevalecer.

Nosso muito obrigado!

Prefeitura Municipal de Limeira