MAIO AMARELO
Blitz educativa orienta motoristas sobre prevenção de acidentes
15/05/2017 | 17h56
Blitz educativa orienta motoristas sobre prevenção de acidentes

Motoristas que trafegavam nesta segunda-feira (15) pela praça Toledo Barros e Avenida Lauro Corrêa da Silva, em Limeira, participaram de uma blitz educativa promovida pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP). A iniciativa marcou o “Maio Amarelo” 2017, uma campanha que visa a redução o número de mortes e feridos no trânsito. As próximas atividades no município estão previstas para os dias 19, 22, 26, 29 e 31, em locais a serem definidos.

Neste ano, a campanha tem como tema “Minha escolha faz a diferença”. A ideia parte do princípio de que os motoristas devem manter a atenção no trânsito, considerando-se que 94% dos acidentes com mortes são causados por falha humana. Nos folhetos distribuídos hoje pelos agentes de trânsito, há um alerta especial sobre o uso de celular ao volante.

Segundo Cristiane Gabriel, ligada à superintendência do Detran, a redução do número de acidentes depende de ações preventivas adotadas por motoristas, ciclistas e pedestres. “No carro, as crianças devem estar sempre na cadeirinha”, afirmou. Ela ressaltou, ainda, que o uso do cinto de segurança é obrigatório no banco traseiro, assim como no banco da frente.

O agente de trânsito da prefeitura Tiago Gonçalves Pena, que participou do trabalho de conscientização junto aos motoristas, falou sobre os riscos do uso da bebida alcoólica e da direção. “É uma situação que provoca inúmeras vítimas fatais”, disse. Ele também comentou os aspectos positivos da iniciativa. “É importante conscientizar as pessoas para um trânsito mais seguro”, disse.

Motorista profissional há mais 20 anos, Luciano Donizete de Paula Dias, disse que está sempre atento ao trânsito e que até hoje nunca envolveu-se em acidentes. “Precisamos obedecer as leis de trânsito, não beber, e sobretudo respeitar o próximo. Esse tipo de campanha é interessante para que o povo tenha mais consciência ao dirigir”, salientou.

O movimento Maio Amarelo foi instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e atende as metas da Organização das Nações Unidas (ONU), que pretende reduzir o número de acidentes de trânsito em todos os continentes até 2020.