DEBATE
Profissionais discutem propostas para enfrentar o trabalho infantil
12/05/2017 | 17h08
Profissionais discutem propostas para enfrentar o trabalho infantil

O prefeito Mario Botion participou, nesta sexta-feira (12), da abertura do seminário sobre “Trabalho Decente, Direito do Trabalhador e Erradicação do Trabalho Infantil”, promovido pela Secretaria de Saúde de Limeira, por meio do Programa de Saúde do Trabalhador (PST), para marcar o “Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidente de Trabalho”, instituído 28 de abril. O evento ocorreu no teatro Nair Bello e recebeu participação de representantes de sindicatos, faculdades, órgãos de controle e secretarias municipais.

Botion parabenizou os organizadores pela escolha do tema e ressaltou que vem acompanhando o trabalho desenvolvido pelo PST desde sua criação, quando pertencia à diretoria do Sindicato Patronal das Indústrias da Construção Civil de Limeira (Sincaf). “Esse tema deve ser discutido de forma permanente nas empresas”, frisou. Na ocasião, Botion assumiu o compromisso de aperfeiçoar as condições operacionais do PST, que segundo ele, tem um importante papel na erradicação do trabalho infantil.

O médico e vice-prefeito Júlio C. Pereira dos Santos, o dr. Júlio, falou sobre os casos de acidentes de trabalho presenciados por ele ao longo de 25 anos de experiência na área de ortopedia. “Devemos intensificar ações que visem a prevenção e a redução dos acidentes de trabalho. Quando levamos um programa a sério, como o PST, ele tem tudo para dar certo”, afirmou.

Após a abertura, em que houve um minuto de silêncio em homenagem às vítimas de acidentes de trabalho, três profissionais ligados à áreadiscorreram sobre o tema, o sociólogo Artur Henrique da Silva Santos, o procurador Regional do Trabalho da 15ª Região, Ronaldo Lira, e a assistente social da Secretaria de Educação, Viviane Cerqueira.

Segundo Viviane, não há dados atualizados sobre a incidência do trabalho infantil no município. O último levantamento, feito pelo IBGE, em parceria com a Organização Internacional do Trabalho e o Ministério do Desenvolvimento Social, detectou a presença de 1.340 menores de 10 a 15 anos trabalhando em condições irregulares, geralmente na área urbana na cidade.

O diretor da Vigilância em Saúde da prefeitura, Alexandre Ferrari, avaliou positivamente o resultado do seminário, que permitiu a elaboração de propostas para o tema. A principal prevê o fortalecimento de ações descentralizadas da Cometil (Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil de Limeira), por meio do trabalho de assistência social, atenção básica e do conselho tutelar. Também participaram do evento, a coordenadora do Grupo Gestor do PST, Ivanice da Silveira Santos, os vereadores Lu Bogo e Claudemir Vieira (Mir do Lanche), e o ex-vereador Wilson Cerqueira.