SEGURANÇA
Municípios da região conhecem software desenvolvido pela Segurança Pública de Limeira
10/05/2017 | 15h53

Um novo software criado pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil, que permite acompanhar o cumprimento de medidas protetivas, foi apresentado hoje (10) aos integrantes da Central Regional de Inteligência e Monitoramento (Crim) – associação que reúne secretarias de segurança de 16 cidades da região. A apresentação ocorreu na sede da Secretaria de Educação, e contou com a presença do secretário da pasta, Francisco Alves da Silva, o Cabo Chiquinho.

O prefeito Mario Botion, que tem reunido esforços para melhorar a segurança pública do município, comentou a importância dessa nova ferramenta. “É compromisso do nosso governo usar cada vez mais as tecnologias disponíveis para aperfeiçoar os serviços oferecidos aos munícipes, em especial aqueles prestados pela GCM”, afirmou.

De acordo com o Cabo Chiquinho, o programa está em operação no município há dois meses. Desde então, a tecnologia já foi “exportada” para Pirassununga, Leme e Araras. Durante a abordagem de suspeitos, o sistema permite que os guardas municipais consultem uma central para saber se o indivíduo está cumprindo alguma medida protetiva e qual o seu teor. “Se houver alguma infração, o guarda tomará providências imediatas. É um mecanismo fantástico, que pode beneficiar inúmeras cidades”, afirmou Cabo Chiquinho.

Durante a reunião, que ocorre a cada 40 dias, também foram discutidos alguns aspectos para o aperfeiçoamento a Muralha Digital, sistema em operação nos municípios participantes do Crim. Os presentes sugeriram adequações no armazenamento de imagens de veículos clonados e no mecanismo de alertas de veículos roubados ou furtados.