ARTE
Mostra Municipal de Teatro começa na quarta
09/05/2017 | 09h34
Mostra Municipal de Teatro começa na quarta

A Mostra Municipal de Teatro 2017 tem início nesta quarta-feira (10), às 15h, com a peça infantil “Dalila contra o Maquiavélico Chicão Gunha”, do Grupo de Teatro Ponta Da Areia. O evento segue no domingo (14), com cinco espetáculos gratuitos e abertos à população, no Teatro Vitória. A realização é da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura. O evento recebe os orientadores Washington Poppi, Romualdo Sarcedo e Carlos Alberto Bueno de Camargo que selecionarão o representante de Limeira para o Festival Nacional de Teatro, previsto para acontecer em agosto.

O segundo dia de evento conta com o espetáculo "Abutre”, às 20h, da A Vagante Cia. de Teatro. Na sequência, dia 12, às 20h, o Teatro Vitória será palco de "Enquanto a Névoa não passa”, com 100 lugares disponíveis, assinado pelo Espaço Núcleo.

Já no sábado, será apresentado “Um Artista da Fome”, da Sarcástica Companhia, às 20h. A Mostra é encerrada com “Vidas Secas”, um espetáculo convidado que vem a Limeira por meio do ProAC, no dia 14, às 19h, realizado por Caravan Maschera.

Agendamentos para os espetáculos podem ser realizados pelo telefone 3441-7905.

Confira os detalhes da programação:

Mostra Municipal de Teatro 2017

Infantil: Dalila contra o Maquiavélico Chicão Gunha

Quarta-feira, 10, às 15h – Teatro Vitória.

Dalila é uma menina que sabe o que deseja. No momento, Dalila deseja salvar o mundo do poderoso mosquito Aedes aegypti. Um casal de mosquitos procura um local adequado e limpo para a desova da mais poderosa e terrível mosquinha Besta, que tem função da infectar e destruir toda a população da cidade. Restará à família Chicão Gunha comandar o planeta. Chicão e Dengosa, pai e mãe da Besta, são esnobes, conhecem a rotina das pessoas da casa atacando sempre de surpresa. A Besta provocará a maior dengue hemorrágica de que se tem conhecimento e, assim, virão a Zica, a Chikungunya e a febre amarela. Sua função é instalar o caos e transformar as cidades em grandes polos de epidemias. A única pessoa que sabe onde procurar e encontrar o local em que nascerá a filha de Dengosa e Chicão é Dalila, que conhece tudo sobre como acabar com os possíveis focos.

Classificação: Livre.

Realização: Grupo de Teatro Ponta Da Areia.

Teatro: Abutre

Quinta-feira, 11, às 20h – Teatro Vitória.

O anseio teatral da A Vagante apresenta mistérios e segredos da vida por trás do manto sagrado que farão emergir seus ideais, valores e moralidade perante a exposição destes seres sem escrúpulos, de forma totalmente instintiva, para total remissão dos pecados em meio à sociedade, fadados a perecer frente ao seu próprio julgamento. Afinal, todo abutre fica à espera de sua carne, já outros, sentem o cheiro.

Classificação: 16 anos.

Realização: A Vagante Cia. de Teatro.

Duração: 120 minutos.

Adulto: Enquanto a Névoa não passa

Sexta-feira, 12, às 20h – Teatro Vitória / Intimista 100 Lugares.

Paul Shelson é um famoso escritor. No dia em que termina de escrever um novo manuscrito, decide sair para comemorar, apesar da forte névoa. Após derrapar e sofrer um grave acidente de carro, Paul é resgatado pela enfermeira aposentada Annie Wilkes, que surge em seu caminho. A simpática senhora é também uma leitora voraz que se autointitula a fã número um do autor. No entanto, o desfecho do último livro desperta na enfermeira seu lado mais sádico e psicótico. Isolado em um quarto, Annie inicia uma série de torturas e ameaças. Dois personagens perdidos em meio a névoa e o frio, em um inesperado reencontro.

Classificação: 14 anos.

Realização: Espaço Núcleo.

Duração: 105 minutos.

Teatro: Um Artista da Fome

Sábado, 13, às 20h – Teatro Vitória.

Publicado no ano de sua morte, o conto“ Um Artista da Fome” abre a coletânea de Kafka. A história trata de um jejuador profissional - segmento artístico há tempos esquecido que consistia em voluntários capazes de passar dias ou meses sem colocar sequer uma migalha de comida na boca. O jejum é a grande façanha de sua vida, mas o recorde do Artista é sempre interrompido pelo público que, após 40 dias, perde o interesse na atração. O herói solitário e marginalizado da literatura kafkiana adquire nesta narrativa um tom quase profético: reflexo de nossa sociedade imediatista e virtual, ávida pela novidade e escrava da fugacidade.

Classificação: 14 anos.

Realização: Sarcástica Companhia

Duração: 100 minutos.

Teatro: Vidas Secas

Domingo, 14, às 19h – Teatro Vitória.

Na montagem, as palavras de Graciliano Ramos são traduzidas em imagens, em bonecos e em situações de tensão corporal e musical. Vidas Secas transforma continuamente os signos, os significados e os sentidos atuais e históricos da seca, da angústia e da esperança do sertanejo, o que transcende os regionalismos geográficos e a temporalidade das épocas. Para os membros da Cia Caravan Maschera, a adaptação da obra de Graciliano Ramos é “imprescindível” na atualidade, mas o espetáculo construído não tem a proposta de “ilustrar” a temática do autor. A ideia é suprimir a palavra, dando espaço para que o próprio público possa imaginar personagens e situações vividas na trama, recriando o contexto da obra. A peça também ressalta a “incomunicabilidade” e a “extrema repressão psicológica, física e emocional” que é exercida por um “contexto social, econômico e racial que ultrapassa as fronteiras do sertão nordestino do Brasil”.

Classificação: Livre.

Realização: Caravan Maschera - ProAC

Duração: 50 minutos.

*Agendamentos devem ser realizados pelo telefone 3441-7905.