Notícias
CULTURA
Domingo é dia do Circuito Sesc de Artes no Parque Cidade
03/05/2017 | 15h17
Domingo é dia do Circuito Sesc de Artes no Parque Cidade

A programação variada do Circuito Sesc de Artes chega a Limeira nestedomingo (7). O Parque Cidade será palco de atrações de dança, teatro, circo, performances, shows, atividades literárias, intervenções urbanas, sessões de cinemas e oficinas de artes visuais. A atividade acontece das 16h às 21h30 e tem como realizador o Sesc, com apoio do Sincomércio e Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.

De acordo com a programadora do Sesc de Piracicaba, Suellyn Camargo, o “trabalho do Circuito é democratizar o acesso à cultura, sem restrições ou diferenças”. Este ano, o programa apresenta, como diferencial, a ausência de palco, a fim de gerar uma maior interação entre os artistas e o público que prestigia o evento. Suellyn visitou a Secretaria de Cultura na manhã desta quarta-feira (3) para reforçar a divulgação da ação cultural em Limeira.

O diretor regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, disse que, em 2017, a programação e o número de cidades que recebem o Circuito Sesc de Artes foram ampliados mediante à colaboração dos órgãos municipais. “Esse contato entre a população e as diferentes manifestações artísticas é fundamental para o despertar do interesse do público pelas diferentes linguagens apresentadas. Além disso, é nesse espírito de dilatar fronteiras, propiciar o encontro e a compreensão de horizontes expandidos que temos operado ao longo dos anos”, comentou. Para o secretário de Cultura, José Farid Zaine, "receber uma programação como a do Circuito Sesc é sempre um prazer, pois envolve diversas linguagens artísticas de qualidade sendo oferecidas, gratuitamente, à população".

As ações também possibilitam que o público seja protogonista, desde a produção de etiquetas adesivas com o “Sticker Art”, nos registros fotográficos no “Polaroide Poética” ou na dança com o “Cine Dance!”. “O Circuito Sesc permite que o artista vá até a população, garantindo a oportunidade de prestigiar arte gratuita e de qualidade”, acrescentou Suellyn.

Confira a programação confirmada em Limeira:

Artes Visuais

Sticker Art: Adesivos Personalizados (Coletivo SHN)

O coletivo, que soma quase 20 anos de produção de stickers e arte de rua, transmitirá sua experiência ao público. Serigrafia, carimbo, desenho e colagem são algumas das técnicas simples e acessíveis que os participantes poderão usar para desenvolver suas próprias etiquetas adesivas.

Literatura

Polaroide Poética (Renan Inquérito e Marcio Salata)

O público é convidado a escrever seus próprios poemas. Depois de fixar as palavras em um quadro metálico, o escritor diletante é fotografado com sua produção e leva a imagem para acasa.

Circo

Carrilhão (Coletivo Nopok)

Mercadores de diferentes épocas e lugares do planeta ganham vida no espetáculo cheio de acrobacias e truques de equilíbrio. Os vários personagens exploram questões como a paixão pela prosa, a simpatia do mascate e aquilo que está em jogo em uma negociação: produtos, mas também palavras e ações.

Música

Orquestra Frevo Capibaribe

Patrimônio imaterial da humanidade, o frevo se apresenta em sua manifestação musical e dançante nesta celebração. O show faz um passeio pelos bailes e desfiles dos tradicionais blocos do Carnaval de Recife e Olinda, participando com um cortejo de aquecimento e culminado numa grande festa.

Cinema

Cine Dance! (SP)

O público de apropria de coreografias icônicas do cinema nesta instalação interativa. Munidos de figurino e fones de ouvido, os participantes dançam guiados por cenas como os clássicos passos de Gene Kelly na chuva, de Singin' In The Rain, ou a dança imperdível de Jennifer Grey e Patrick Swayze em Dirty Dancing.

Dança

Yebo (Gumboot Dance Brasil)

A batida de botas de borracha no solo deu origem ao gumboot, dança popular criada pelos trabalhadores das minas de ouro e carvão da África do Sil no século XIX. Neste espetáculo, bailarinos apresentam a dança, que faz uso de base rítmica, da percussão corporal e do canto.

Teatro

Homem da Silva (Sérgio Pardal)

Esta tragédia contemporânea pondera sobre o homem e suas escolhas, tratando de decisões tomadas em situações-limite. Da Silva se depara com uma proposta de emprego inacreditável, absurda. Ninguém aceitaria, mas ele tinha como meta o trabalho e o sustento da família e foi em frente, questionando sua própria dignidade. Denso e intimista, o espetáculo é um convite à reflexão.

Notícias recomendadas para você