EMPREGO
Semana do Trabalhador começa com elaboração de currículo
02/05/2017 | 15h16
Semana do Trabalhador começa com elaboração de currículo

Montar um currículo atraente, a fim de facilitar a inserção do profissional no mercado de trabalho, foi a atividade que abriu nesta terça-feira (2) a “Semana do Trabalhador” do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Limeira. Até sexta-feira (5), das 9h às 11h, a população poderá assistir a palestras sobre os temas: Empregabilidade, Educação Financeira X Desemprego e Orientação ao Microempreendedor Individual. O PAT é mantido pelo governo estadual em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação do município.

Os participantes tiveram direito a uma cópia impressa do currículo, além de salvá-lo no pen drive. Segundo a assistente social do PAT, Carla Stahl Corrêa Toledo, as pessoas ainda apresentam muitas dúvidas na hora de elaborar o currículo, sobretudo se o candidato estiver procurando o primeiro emprego ou se apresenta experiência profissional diversificada. “Nesses casos, é importante adequar o currículo ao objetivo profissional”, esclareceu.

O currículo funciona como um 'cartão de visitas” de quem está em busca de uma vaga. No entanto, Carla alerta para erros muito comuns cometidos pelos canditados, como colocar foto, assinar o currículo ou usar o termo 'curriculum vitae'. “Foto e pretensão salarial só devem ser usadas caso sejam solicitadas no anúncio de emprego”, frisou. Ela, também comentou os resultados positivos da iniciativa. “As pessoas que compareceram hoje ao PAT tiveram a oportunidade, gratuita, de receber informação correta e atual sobre o currículo”, afirmou.

Um dos presentes era Gabriel Guimarães da Silva, de 19 anos, que soube da “Semana do Trabalhador” pelo facebook da prefeitura. Com ensino médio completo, ele está procurando emprego pela primeira vez. “Preciso dar um 'up' no meu currículo e distribuir corretamente as informações. Quero chamar a atenção e mostrar o meu potencial”, afirmou. Outra candidata, Espedita Moura, de 50 anos, pretendia atualizar o currículo. Graduada em Recursos Humanos, porém sem experiência na área, ela queria algumas dicas de como valorizar o seu perfil profissional.

Serviço:

Para as demais atividades oferecidas pelo PAT, não é necessário inscrição prévia, no entanto, haverá limite de vagas. O PAT Limeira fica no Pátio Office, anexo ao Pátio Limeira Shopping (Rua Tiradentes, 1.366, Centro). Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3404-6519 e 3404-6516 ou pelo e-mail: sspatlimeira@yahoo.com.br. Confira o cronograma:

Quarta-feira – 3 de maio: Palestra de Empregabilidade: Explore a oportunidade no Mercado de Trabalho - das 9h às 11h.

Quinta-feira – 4 de maio: Palestra de Educação Financeira X Desemprego - das 9h às 11h.

Sexta-feira – 5 de maio: Orientação ao Microempreendedor Individual (MEI) - das 9h às 11h.