VIRADA CULTURAL
Projeto Pintando a Virada envolve artistas plásticos de Limeira; inscrições seguem até dia 8
28/04/2017 | 11h04

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, realiza o projeto Pintando a Virada, nos próximos dias 20 e 21. Trata-se de uma exposição ao ar livre que acontece no Parque Cidade, junto à Virada Cultural Paulista, realizada pelo Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura do Estado e APAA, com o apoio da Prefeitura. Pintando a Virada tem o objetivo de ampliar a divulgação dos trabalhos de artes visuais produzidos por artistas plásticos limeirenses no grafiti, pintura em geral, desenho, técnica mista, colagem e demais artes bidimensionais. Para este projeto, as inscrições estão abertas até o dia 8 de maio - as produções têm tema livre.

Elas estão disponíveis para limeirenses nascidos ou residentes do município, com mais de 18 anos. São necessários os documentos: ficha de inscrição – que pode ser retirada no Centro Cultural ou solicitada via endereço eletrônico emcea.cultura@hotmail.com –, descritivo do que será ilustrado, cópia do RG e comprovante de endereço do artista, além do esboço, em cores, da obra em formato A4.

Serão selecionados até sete trabalhos, divulgados no dia 9 de maio. Os artistas autores das propostas selecionadas recebem ajuda de custo de R$500 e madeirite padrão (2,20 X 1,10) para a produção do trabalho. Os artistas selecionados podem optar em desenvolver suas artes antes da Virada ou durante a realização do evento cultural, em espaço que será definido pela organização.

EXPOSIÇÕES
Interessados em expor obras em espaços alternativos, dentro da programação da Virada Cultural, também devem realizar inscrição para o projeto Pintando a Virada, escolhendo “exposição”. Serão necessárias cópias do RG e comprovante de endereço, além de documento pontuando tema, técnica, título, dimensão dos trabalhos e uma breve apresentação sobre a exposição. Deverão ser expostas de dez a 18 obras e ao menos sete fotos deverão ser entregues junto à inscrição ou enviadas por e-mail. Serão selecionadas até três exposições para integrar a Virada Cultural. Nestes casos, os selecionados recebem ajuda de custo de R$350.

OUTRAS OPÇÕES
Os artistas envolvidos nas áreas de música, teatro e dança também podem se inscrever para ações desenvolvidas juntamente à Virada Cultural, até a próxima sexta-feira (5).

Os inscritos devem contar com mais de 18 anos e as apresentações devem ter um tempo de duração de 50 minutos no mínimo, a 90, no máximo. A inscrição é gratuita e deve ser realizada mediante preenchimento da ficha de inscrição; declaração de uso de imagem; vídeo com apresentação do trabalho, em CD ou DVD; cópias do RG e comprovantes de endereço de todos os integrantes do grupo; e duas fotos em JPEG em alta resolução com créditos, em CD ou DVD. Para a área de música, são necessários o mapa de palco e o currículo do cantor, dupla ou grupo. Para teatro, são solicitadas três cópias do texto ou plano de desenvolvimento dramatúrgico, impressas e digitadas em fonte Arial, 12; currículo do diretor e companhia; cópia da autorização da SBAT e ECAD; sinopse do espetáculo e mapas de luz, som e palco legíveis. No caso da área de dança, deve-se apresentar a sinopse do espetáculo que buscará vaga dentro da Virada.
A Secretaria de Cultura selecionará até dez apresentações que serão divulgadas até o próximo dia 12, que também contarão con ajuda de custo. Elas serão divididas a critério da Cultura em um dos palcos que integram a Virada, exceto o principal, que é de responsabilidade da APAA.

O Centro Cultural fica na Rua Boa Morte, 471 – Centro. Mais informações sobre as demandas relacionadas aos editais disponíveis para participação dentro da Virada, podem ser obtidas pelo telefone 3441-5493 ou endereço eletrônico emcea.cultura@hotmail.com