INCLUSÃO
Deficientes auditivos fazem aula de natação em Centro Comunitário
20/04/2017 | 16h52
Deficientes auditivos fazem aula de natação em Centro Comunitário

Crianças com deficiências auditivas atendidas pelo João Fischer estão fazendo aulas de natação no Centro Comunitário Teixeira Marques. É a primeira vez que essa modalidade esportiva é oferecida a esse público na rede municipal. Ao todo, são 13 alunos entre 7 e 12 anos, divididos em duas turmas que estão participando do projeto.

As atividades acontecem em parceria com a Secretaria de Esportes, por meio do PROESA (Programa de Esportes Adaptados), e com o Ceprosom (Centro de Promoção Social Municipal). “Tínhamos todos os equipamentos públicos à disposição, o que fizemos foi proporcionar às crianças a melhora na qualidade de vida e a interação entre outras crianças e adolescentes atendidos pelo serviço de fortalecimento de vínculos”, afirma a diretora de proteção social, Léia Serrano.

Durante as aulas, as crianças interagem dentro do espaço do centro comunitário e têm contato com alunos que participam de outras atividades.  “A ideia partiu do interesse em proporcionar maior conhecimento do corpo, melhorando a coordenação motora, e equilíbrio, e fomentando a qualidade de vida saudável”, explica a assistente social Marina Elisabete de Alencar.

Aparecida Cardoso, mãe de Lívia – aluna de 10 anos que está frequentando as aulas, diz que já sentiu diferença na qualidade de vida da filha. “Ela tem problemas respiratórios e com essa seca, ela já teria crises. Mas ela não teve nenhuma. Estou sentido que as funções respiratórias dela estão melhores”, comentou.