PESQUISA
Prefeito participa de reunião no Ciesp
11/04/2017 | 14h12
Prefeito participa de reunião no Ciesp

O prefeito Mario Botion esteve ontem (10) na Diretoria Regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) – Limeira para acompanhar a apresentação dos resultados obtidos na dissertação de mestrado da aluna da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp (FCA), Gláucia Jardim Pissinelli, com orientação do professor doutor Paulo Sérgio Arruda Ignácio. O trabalho teve como principal objetivo avaliar um local para instalação de um terminal intermodal de cargas – aquele que envolve mais de uma modalidade de transporte (rodoviário e ferroviário).

O estudo avaliou 26 cidades do estado de São Paulo, com a aplicação de métodos de apoio a tomada de decisão multicritério. A pesquisa mostra que Limeira aparece como a alternativa mais adequada para a instalação de um terminal intermodal de cargas, de acordo com os critérios estabelecidos e os cenários avaliados. O trabalho também apresenta como resultado importante a redução de poluentes emitidos por veículos de cargas, por meio da utilização do transporte ferroviário. “Esse critério avaliado na pesquisa demonstra que a inclusão de Limeira na rota do Trem Intercidades (TIC), que ligará São Paulo, com passagem por Campinas, também pode trazer benefícios ambientais para a região. Apresentaremos estas informações e dados ao secretário de estado dos Transportes Metropolitanos”, destacou o prefeito Mario Botion.

O encontro também contou com a presença do secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, José França Almirall, e de representantes do Ciesp – Limeira, Wagner Zutin Furlan (diretor titular), Jairo Ribeiro Filho (1º vice-diretor), Flamínio de Lima Neto (2º vice-diretor) e Antonio Eduardo Francisco (gerente). “A questão ambiental apresentada na pesquisa reforça que a inclusão de Limeira na rota do trem de passageiros terá impactos positivos na diminuição de poluentes”, disse Almirall. “Ficamos satisfeitos em produzir estudos que podem trazer benefícios para as comunidades locais, como Limeira”, disse o professor doutor Paulo Sérgio Arruda Ignácio.