VIA-SACRA
Estreia na área rural foi aprovada pelo público
10/04/2017 | 18h27
Estreia na área rural foi aprovada pelo público

Com muita emoção, cerca de 600 pessoas assistiram à estreia da 27ª edição da Via Sacra - “A Maior História de Todos os Tempos Contada Pelo Povo de Limeira” -, que aconteceu no domingo (9), na Comunidade de São Francisco de Assis, no bairro dos Frades. A realização da ação é da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.

Foi a primeira vez que o espetáculo esteve em área rural, atendendo a uma demanda cada vez mais desafiadora de descentralizar a cultura e também outros serviços públicos, conforme pontuado pelo prefeito Mário Botion. “Temos que levar o trabalho desenvolvido na área urbana também para a área rural. O propósito é fazer o mesmo com várias atividades do serviço público e a cultura é uma delas, e a vinda da Via-Sacra aqui reforça essa tendência. Estamos muito contentes por podermos tornar essa possibilidade real, agradeço a todos que toparam essa proposta, principalmente o elenco do espetáculo”, disse Botion

O secretário de Cultura José Farid Zaine explica que este espetáculo foi trazido para este ambiente devido ao apoio e à parceria do grupo de teatro Nascente, daquela comunidade, e à importância de descentralizar espetáculos e atividades artísticas. "É um momento em que se une a arte do teatro à fé cristã, em que todos que participam estão compondo um novo capítulo da já tão vitoriosa história da Via-Sacra”, afirmou. Ele dedicou ainda a estreia da Via-Sacra à memória de Emiliano Bernardo da Silva, “um dos maiores militantes da cultura limeirense e também uma das personalidades mais apaixonantes desta cidade”. Emiliano morreu no domingo, aos 92 anos. Era casado com Leila Martensen da Silva e deixou os filhos Emiliano, Marcia e Gisele.

O padre responsável pela comunidade, José Valter Rossini, frisou a importância da parceria estabelecida. “Olhando essa paisagem e o espetáculo acontecendo aqui, vemos um sonho que, a princípio, era impossível, mas que hoje se realiza”.

Idinei Jesus Barbosa contou que sentiu um misto de emoções durante toda a apresentação e, ao fim do espetáculo, não se conteve. “Foi tudo lindo, a emoção que senti não tem como explicar. Ver familiares e conhecidos participando, torna tudo ainda mais intenso”, comentou.

Cidinha Gianoto reforçou o valor da descentralização da cultura, com o ambiente escolhido, e a importância da parceria do Grupo Nascente com a Secretaria de Cultura. “Nota-se que foi tudo muito bem ensaiado e produzido. Trazer a Via-Sacra para a área rural acrescenta muito ao pessoal do bairro. A fé de todos é tão grande que reflete na arte de forma visível e bem desenvolvida”.

A mensagem religiosa também chamou a atenção de quem assistiu ao evento. “Todos que assistiram se emocionaram. Tivemos a oportunidade de vivenciar toda a grandeza do amor de Cristo”, pontuou Fábio Müller.

Além de Farid e Botion, assistiram à estreia da Via-Sacra a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Roberta Franceschi Botion; a presidente do Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom), Maria Aucélia Damaceno, e os vereadores Erika Tank, Mir do Lanche, Jorge Freitas e Lu Bogo.

As apresentações da Via-Sacra continuam neste fim de semana, nos dias 14 e 15, sexta e sábado, às 20h, na Gruta da Paz, na Praça Toledo Barros. Os apoios são das secretarias municipais, Ceprosom, Fundo Social de Solidariedade, Tendas do Sahara, Corpo Estável da Escola Municipal de Cultura e Artes Maestro Mário Tintori (Emcea) Cia. Art e Movimento (Coordenação - Iany de Oliveira / Integrantes: Liege Vicente, Camila Mendes, Silvanete Soares, Natália Souza e Jackelyne Kamada), grupo de teatro Nascente, grupo Avena, Paróquia Nossa Senhora de Lurdes, Paróquia Imaculado Coração de Maria e Comunidade São Francisco de Assis. A direção de elenco é assinada por Carlos Jerônimo Vieira.