LEITURA
Acervo da biblioteca é diversificado e conta com mais de 49 mil exemplares
22/03/2017 | 12h46
Acervo da biblioteca é diversificado e conta com mais de 49 mil exemplares

Com a popularização das pesquisas digitais, pode-se pensar que a leitura em papel se tornou ultrapassada. Mas não é essa a realidade observada na Biblioteca Municipal Professor João de Souza Ferraz, em Limeira. Atualmente, o espaço disponibiliza 49.516 exemplares para os seus 14.266 usuários cadastrados. Livros, revistas, gibis e até material em Braille podem ser encontrados no acervo. Entre os periódicos disponibilizados para a leitura local, estão três títulos de jornais, 11 revistas e nove gibis. Nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, já foram registradas 4.834 visitas.

A vendedora Marta Lopes, 44, frequenta com assiduidade a biblioteca com os filhos. “É muito bacana, há opções tanto para mim quanto para as crianças”, fala. Sthefany tem apenas 10 anos e já devora histórias. Ela conta que gosta de ir à biblioteca para poder escolher os livros para levar para casa. “Os meus preferidos são os romances”, diz. Ela e o irmão Lucas, de 4 anos, aproveitam os espaços e jogos do local.

Sofia Figa, 16, e Cássia Cardoso, 15, são alunas do 2º ano do ensino médio da Escola Técnica Trajano Camargo, e também visitam a biblioteca com frequência. “Aqui tem mais opções que a escola”, avalia Sofia. Além das obras exigidas no vestibular, elas também levam para casa romances infantojuvenis. As pesquisas escolares também são complementadas com material encontrado na biblioteca. “Não adianta só fazer a pesquisa na internet”, opina Cássia.

A coordenadora Daniele Pedroso ressalta que o material para pesquisa é amplo. Língua portuguesa, matemática, artes, história, geografia, educação, administração e direito se destacam. No entanto, ela afirma que os usuários buscam mais os livros de literatura (adulto e infantil), biografias, autoajuda, psicologia, filosofia e religião. “No período de aulas, cresce a quantidade de empréstimos de obras que integram as listas de vestibulares e as leituras escolares”, fala.

EMPRÉSTIMOS

Em janeiro, o livro mais emprestado foi Maze Runner (James Dashner), o primeiro de uma saga de seis volumes. O Senhor dos Anéis (J. R. R. Tolkien) e A Guerra dos Tronos são a segunda e a terceira obra mais emprestada de janeiro. Em fevereiro, o clássico da literatura brasileira Memórias Póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis) lidera a lista. Maze Runner aparece agora em segundo e 1984, do britânico George Orwell, em terceiro. Gabriel Garcia Marquez, Graciliano Ramos e Eça de Queirós são outros autores que aparecem na lista dos mais emprestados.

O público infantil também é assíduo na Biblioteca Municipal Infantil Professora Cecília Quadros, que ocupa o mesmo prédio. Em janeiro, a autora J. K. Rowling escreveu dois dos três livros mais emprestados: Harry Potter e a Pedra Filosofal e Harry Potter e a Criança Amaldiçoada, sua mais recente obra, adaptada do teatro. Rodrick é o Cara, da série Diário de um Banana (Jeff Kinney) é o segundo mais buscado. Miguel e o sexto ano (Lino Albergaria), Noite dos Ninjas (Thomas Brezina) e Um Leão em Família (Luiz Puntel) são os três mais emprestados de fevereiro.