CONVÊNIO
Estado pretende enviar R$ 80 mil à Prefeitura para o fortalecimento da Orquestra Sinfônica
17/03/2017 | 16h20

Secretário de Cultura, José Farid Zaine representou o prefeito Mário Botion, na tarde de ontem (16), na capital, em uma reunião com representantes da Secretaria da Cultura do Estado. O encontro contou com a presença do secretário José Roberto Sadek. Na oportunidade, foi apresentada a ideia do projeto Toque Aqui, um programa de apoio às orquestras paulistas do Governo de São Paulo.
O Estado selecionou 13 orquestras, entre elas a de Limeira, com base em critérios técnicos. Pela ação, será possível que as prefeituras realizem um convênio com a Secretaria da Cultura do Estado que poderá destinar até R$ 80 mil para fortalecer os trabalhos das orquestras. Para a viabilidade do convênio, será necessário apresentar um Plano de Trabalho que justifique a vinda do recurso.
Sadek deixou claro que o apoio deve ser suplementar, ou seja, além do que as prefeituras já investem em suas orquestras, essa verba deve ampliar as possibilidades financeiras dos projetos existentes. "Nossos objetivos são difundir a música erudita, colaborar com os corpos estáveis sinfônicos dos municípios e fomentar o mercado de trabalho dos músicos”, declarou.
Entusiasmado com a iniciativa, Farid, responsável pela criação da Orquestra Sinfônica, ao lado do maestro Rodrigo Müller, há mais de duas décadas, elogiou a ação do Estado. “O programa é bem-vindo, principalmente neste momento de crise que o país atravessa. Certamente, ele contribuirá para o fortalecimento da nossa Orquestra, inclusive no âmbito estadual”, declarou.
Nos próximos dias, Farid se reunirá com a equipe da Orquestra para que os detalhes acerca do Plano de Trabalho sejam repassados. No dia 11 de maio, haverá uma atividade voltada aos maestros das orquestras desses municípios, durante todo o dia, na Secretaria da Cultura do Estado. Até lá, os planos solicitados devem ser finalizados.