RECONHECIMENTO
Prefeitura presta homenagem a profissionais do Mais Médicos
17/03/2017 | 15h58
Prefeitura presta homenagem a profissionais do Mais Médicos

O prefeito de Limeira Mario Botion entregou nesta sexta-feira (17) o “Título de Agradecimento” aos profissionais que trabalham na cidade há três anos pelo programa Mais Médicos. Em 2014, o município recebeu 52 médicos cubanos, mediante convênio com o Ministério da Saúde, com objetivo de ampliar a rede de atenção básica à saúde.

Botion ressaltou que o atendimento desses profissionais foi de primeira qualidade, sobretudo pela maneira acolhedora com que trataram os pacientes. “Fizemos questão de realizar essa cerimônia em agradecimento a tudo o que os médicos proporcionam aos munícipes. Estamos satisfeitos pelo trabalho realizado”, afirmou.

O secretário de Saúde, Gerson Hansen Martins, também agradeceu o empenho dos médicos, lembrando que todas as barreiras iniciais, como a da língua, foram superadas. Ele destacou a grande dedicação desses profissionais, que serviram de exemplo pela maneira como cumpriram rigorosamente a carga horária de trabalho dentro dos Centros de Saúde da Família. “Agradeço de coração a todos vocês”, disse.

Presente à cerimônia, o vereador Jorge de Freitas (PEN) falou sobre o legado deixado pelos médicos. “Tenho certeza de que o povo limeirense tem uma dívida eterna pelo trabalho realizado aqui.”

O reconhecimento dos médicos por parte da população também foi observado pela enfermeira e coordenadora do programa em Limeira, Giovana D'andréa Denardi Bühl. Ela é encarregada por recepcionar o primeiro grupo de profissionais cubanos que chegou ao município em 2014. “Limeira foi um dos municípios que mais obtiveram sucesso com o programa”. Ela afirmou que dez médicos casaram-se com brasileiros e continuarão trabalhando para a prefeitura. “Esses profissionais permanecerão no município por mais três anos, atuando provavelmente no mesmo centro de saúde, em razão do vínculo criado com os pacientes.”

É o caso da médica Susana Rosa Jacome Alfonso, de 46 anos. Inicialmente, ela foi escalada para o Programa de Atendimento Domiciliar, e depois, para o CSF Nossa Senhora do Amparo. Casada no início deste mês com um limeirense, ela disse que encontrou aqui o 'amor de sua vida'. Em junho, viajará a Cuba para visitar os familiares, e na sequência, retornará a Limeira para reassumir seu posto. “Foi uma experiência linda, convivi com uma equipe muito boa e tive oportunidade de conhecer a realidade da saúde no Brasil”, frisou.

Em nome de todos os profissionais cubanos, Rubidalis Orama, de 48 anos, destacou o apoio recebido da prefeitura ao longo dos últimos três anos. “Agradeço essa homenagem e o carinho recebido de toda a equipe de governo. Fizemos o possível para dar o melhor de nós.” De acordo com a médica, a atuação no Saúde Sobre Rodas - programa municipal que presta assistência de saúde a locais mais afastados - permitiu o intercâmbio de conhecimentos e um contato mais aprofundado com a cultura local. “Adorei ficar em Limeira, uma cidade tranquila, de pessoas bem-educadas e amorosas”.