Prefeito recebe coordenador do programa Mais Médicos
15/03/2017 | 18h30
Prefeito recebe coordenador do programa Mais Médicos

O prefeito de Limeira Mario Botion recebeu na manhã desta quarta-feira (15) o coordenador do programa Mais Médicos em São Paulo pela Organização Pan-Americana da Saúde, Orelvis Rodríguez Hernández. Na ocasião foram discutidas tratativas sobre o programa no município. “O Mais Médicos é um programa importante para a cidade, bons resultados foram obtidos por meio dessa iniciativa. Todos os esforços serão feitos para agilizar a continuidade deste trabalho”, disse Botion. A reunião também contou com a presença do secretário de Saúde, Gerson Hansen Martins e de supervisores médicos do programa.

No período da tarde, a prefeitura sediou o “Loco Regional”, iniciativa que reuniu integrantes do programa Mais Médicos de Conchal, Iracemápolis, Arthur Nogueira e Engenheiro Coelho, além do próprio município. Realizado na sede da Secretaria de Educação, o evento teve como objetivo avaliar o andamento do programa nessas cidades e discutir os desafios futuros. As reuniões do Loco Regional ocorrem periodicamente, atendendo às diretrizes do Ministério da Saúde (MS).

A representante do MS Denise Cavalcante, que acompanha a implementação do Mais Médicos em 64 municípios de São Paulo, apresentou uma retrospectiva da implementação do programa no Brasil, que atualmente conta com 18.870 profissionais, sendo 2.400 em todo o estado. Limeira é o município paulista com a maior quantidade de médicos proporcionalmente ao número de habitantes, totalizando 49 profissionais.

Denise ressaltou que os médicos ligados ao programa têm recebido excelente avaliação por parte dos três eixos envolvidos: população, municípios e universidades responsáveis pelo trabalho de supervisão acadêmica. “O Mais Médicos conseguiu expandir a estratégia de Saúde da Família nas cidades beneficiadas. Além disso, conta com o reconhecimento da população. Os processos estão sendo realizados para a continuidade do programa em Limeira”, afirmou.

A tutora do Mais Médicos pela da Unicamp, Maria da Graça Andrade, destacou que o programa trouxe impactos positivos, como a garantia de atendimento na rede de Atenção Básica. Ela, ainda, comentou o legado que será deixado pelos médicos cubanos, que retornarão ao país de origem nos próximos meses. “O médico cubano tem uma formação generalista e tem uma visão diferenciada do indivíduo e da comunidade em que está inserido. O atendimento é humanizado e focado na prevenção em saúde”, disse.

PIONEIRA

A enfermeira e coordenadora do programa em Limeira, Giovana D'andréa Denardi Bühl, foi responsável por receber a primeira leva de médicos, que chegou a Limeira em 2014. Ela relacionou o programa à melhoria de diversos indicadores de saúde, como redução da mortalidade infantil e o aumento do número de exames preventivos. “Agradeço ao empenho fenomenal dos médicos que atuaram na cidade e que beneficiaram cada paciente atendido”, disse.

A primeira profissional a chegar em Limeira foi a médica cubana Yusimy Gomes Cabrera, de 32 anos. Ela avaliou positivamente o período em que trabalhou em Limeira, sobretudo pela possibilidade de conhecer o sistema de saúde do Brasil. “Foi uma experiência muito boa do ponto de vista humano e profissional. Limeira é uma cidade linda, com pessoas acolhedoras e fui muito bem recebida. Tenho imensa gratidão por ter ficado aqui por três anos”, disse.