Notícias
SANEAMENTO
Limeira se destaca entre as 10 melhores cidades no Ranking 
07/03/2017 | 16h41
Limeira se destaca entre as 10 melhores cidades no Ranking 

Limeira alcançou novamente lugar de destaque nacional entre as melhores cidades com saneamento básico no país ao receber a 6ª posição no Ranking do Saneamento do Instituto Trata Brasil (ITB). O estudo avalia as 100 maiores cidades brasileiras, indicando as 20 melhores e as 10 piores no que diz respeito ao acesso da população à água tratada, coleta e tratamento de esgoto, perdas d’água, investimentos e avanços na cobertura no saneamento. 

Desde que o ranking passou a considerar as 100 maiores cidades do Brasil, esta é a quinta edição consecutiva em que Limeira é citada pelo ITB entre as 10 melhores cidades. No ranking 2010 Limeira alcançou o 7º lugar; em 2011 ficou na 4ª posição, em 2012 e 2013 garantiu a 3ª colocação e nesse recente estudo que utilizou 2015 como ano base para a pesquisa, garante a 6ª posição, permanecendo entre os 10 primeiros municípios que estão no topo do saneamento.  

Segundo o Instituto Trata Brasil, do universo de 204 milhões de brasileiros que representam a população do país, apenas 50,3% possui coleta de esgoto, sendo que da totalidade de esgoto coletado, somente 42% é tratado. Outro dado preocupante está no serviço relacionado ao tratamento de água. São 34 milhões de pessoas sem acesso à agua tratada.

Enquanto o país caminha em busca de soluções para a universalização do saneamento, Limeira figura entre os municípios avaliados pelo ranking com 100% na distribuição de água tratada, 100% de esgoto coletado e se destaca como a cidade com o menor índice de perdas do Brasil, com 15,94%, confirmando a referência para todo o país.

Os altos índices de Limeira são resultados das metas e investimentos que acompanham o crescimento populacional da cidade para uma melhora contínua na qualidade dos serviços de água e esgoto prestados à população. 

 

Sobre o Instituto Trata Brasil

O Instituto Trata Brasil é uma OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - que tem como objetivo coordenar uma ampla mobilização nacional para que o país possa atingir a universalização do acesso à coleta e ao tratamento de esgoto. Os dados que compõem o estudo do ranking são do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), coletado e divulgado anualmente pelo Ministério das Cidades.

Notícias recomendadas para você