VIA SACRA
Pela primeira vez desde sua criação, espetáculo será levado à área rural
07/03/2017 | 13h56
Pela primeira vez desde sua criação, espetáculo será levado à área rural

A 27ª edição da Via Sacra - “A Maior História de Todos os Tempos Contada pelo Povo de Limeira” – ganha uma fórmula especial neste ano. Adotando a prática da descentralização das atividades culturais da cidade, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, leva, pela primeira vez desde sua criação, esse espetáculo para a área rural, mais especificamente na Comunidade de São Francisco de Assis, nos Frades. A apresentação acontece no dia 9 de abril, às 10h30, logo após a missa especial do Domingo de Ramos, celebrada pelo Padre José Valter Rossini, prevista para começar excepcionalmente às 9h30 nesta data.

"Sabemos do desafio que temos na área da cultura, o de levar cada vez mais atividades artísticas aos nossos bairros, sem ignorar uma programação ativa também nos equipamentos centrais, como o Teatro Vitória. Vamos buscar, nesta gestão, fortalecer iniciativas assim", declarou o prefeito Mário Botion. "Por isso que, com muita alegria, vamos levar a Via Sacra, pela primeira vez, aos Frades. Temos certeza de que será um marco na história deste projeto que sobrevive há quase três décadas e emocionará a população da área rural", completou o prefeito.

Para o secretário de Cultura, José Farid Zaine, é uma alegria poder ver a Via Sacra sendo itinerante pela primeira vez na sua história. "Será um teste, nosso primeiro ano, mas estamos muito empolgados e dedicados para que o público dos Frades e de toda área rural também se sinta privilegiado, pois levaremos uma das nossas ações artísticas mais importantes até eles", afirmou. Ele destacou que a estrutura será diferente daquela que é montada para a Via Sacra, na Gruta da Paz. "Vamos usar a estrutura da Prefeitura e também nossa criatividade para transformar aquele espaço em mais um cenário da Via Sacra", concluiu o secretário.

A ideia de levar esse espetáculo à área rural surgiu, segundo Farid, após a confirmação da participação do grupo Nascente, um dos núcleos de descentralização de cultura existente em Limeira, na Comunidade de São Francisco de Assis, há dez anos. Cerca de 20 moradores dos Frades toparam participar, em 2017, da Via Sacra.

Os ensaios da Via Sacra entram, agora, em sua reta final. Distribuições de falas e personagens já estão acontecendo e, nos próximos dias, ocorre a gravação das falas. Atrizes e atores que interpretarão Jesus, Maria, Herodes, Salomé, João Batista e Judas já foram definidos no ensaio que aconteceu neste domingo (5).

Quem tem o interesse em participar, ainda dá tempo. As inscrições são feitas durante os ensaios (quartas, das 19h às 21h, no Centro Cultural Coronel Flamínio - Museu -, domingos, das 15h às 18h, no Palacete Levy). Além da apresentação do dia 9 de abril, a Via Sacra será encenada na Gruta da Praça Toledo Barros nos dias 14 e 15 de abril, às 20h.